Dakar 2017: Loeb sobe ao comando depois de vencer etapa

10/01/2017

Sébastien Loeb, nove vezes campeão do Mundo de Ralis, esteve em destaque neste oitavo dia de prova que teve 419 quilómetros cronometrados divididos por dois troços. Loeb somou a segunda vitória em etapas nesta edição do Dakar e, mais importante do que isso, assumiu a liderança da corrida, agora que faltam quatro dias para a conclusão da prova.

O piloto da Peugeot assumiu o comando à passagem do segundo ‘waypoint’ e não mais o largou terminando o dia com 3m35s de vantagem sobre o seu colega de equipa Stéphane Peterhansel, que liderou os primeiros momentos da tirada.

Desta forma os dois pilotos estão agora separados por 1m38s, pelo que tudo está ainda em aberto na luta pelo triunfo. O que parece para já certo é que pelo segundo ano consecutivo a Peugeot vai levar a melhor na maior prova de todo-o-terreno do mundo.

Na terceira posição da etapa ficou Cyril Despres, o que permitiu à Peugeot colocar três carros nas três primeiras posições. O piloto francês recuperou o terceiro lugar que ontem havia perdido para Nani Roma, que caiu para o quarto lugar da classificação geral. Roma cedeu 14m26s para Loeb e poderá ter hipotecado de forma definitiva as hipóteses de ainda incomodar a armada da Peugeot.

Mikko Hirvonen foi o quarto mais rápido e manteve o quinto lugar na classificação geral. Contudo o piloto da Mini está a uns distantes 53m41s da primeira posição. Seguiu-se Giniel de Villiers, que à semelhança do seu colega na Toyota, Nani Roma, ficou a mais de dez minutos da frente da corrida. O piloto sul-africano continua no sexto lugar na geral.

Alexandre Melo/Autosport