Dakar: Sainz e Peterhansel podem ser penalizados por falta de auxílio a piloto de quads

15/01/2018

Depois de tudo o que já sucedeu no Dakar até aqui, há mais um caso, que sucedeu ontem e que pode ter consequências complicadas para o líder do Dakar, Carlos Sainz e para o atual terceiro classificado, Stéphane Peterhansel.

Um piloto de quads, o holandês Kees Koolen (um dos criadores do ‘Booking.com’) , queixou-se que um dos pilotos da Peugeot – sem especificar qual, pois poderá não se ter apercebido de que carro era – lhe acertou na pista, e que outro Peugeot, e também Yassed Al-Rahji (que já abandonou a prova, após a etapa de sábado) não lhe prestaram o obrigatório auxílio, tal como exige o regulamento.

Os pilotos da Peugeot envolvidos são Stéphane Peterhansel e Carlos Sainz. Hoje há uma reunião à tarde, 15:00 de Portugal, onde será analisado o caso e tomada uma decisão. Não se sabe o que pode acontecer, já que os envolvidos vão ser ouvidos, analisadas as provas, ouvidas testemunhas e no final se saberá a decisão. Logicamente, pode haver penalizações para os envolvidos, não só em tempo, numa pena que pode ir até à exclusão da prova.

Sabe-se que foi apresentada uma queixa formal aos Comissários Desportivos, alegando que um piloto da Peugeot lhe acertou no Quad durante a sétima etapa e nenhum dos seus companheiros, nem outro piloto da Mini, pararam para o socorrer: “A organização e o seus Comissários comunicaram à Peugeot que os pilotos envolvidos nestes casos são Sainz e Peterhansel, e o Mini de Yazeed Al Rajhi. Os Comissários falaram com a Peugeot e os pilotos estão convocados para prestar declarações”. Depois de analisado o caso serão conhecidas as sanções, se forem justificadas.