DTM: René Rast é o novo Campeão do DTM

15/10/2017

René Rast é o novo Campeão do DTM, depois de ter sido segundo na derradeira corrida do ano, aproveitando bem o facto de Mattias Ekstrom (Audi RS5 DTM) não ter conseguido melhor do que terminar em nono.

O piloto da Red Bull terá começado a perder um campeonato que liderava confortavelmente na primeira corrida deste fim de semana, em que sofreu uma penalização que o fez perder cinco lugares na grelha para esta segunda corrida, facto que aliado a uma má qualificação, esta manhã, levou a que tivesse muitas dificuldades ao arrancar ‘lá atrás’.

Por outro lado, René Rast (Audi RS5 DTM) fez uma bela corrida e apesar de ter arrancado mal – teve todos os cuidados para não estragar tudo logo ali – foi recuperando ao longo da corrida e depois da ida às boxes surgiu no terceiro lugar. Daí até final ainda ganhou uma posição e com isso assegurou os pontos suficientes para ser campeão. Ao contrário de Mattias ekstrom, que terminou em nono…

Filme da corrida

Partindo do princípio que a tarefa de Mike Rockenfeller (Audi RS5 DTM) e Jamie Green (Audi RS5 DTM) na luta pelo título não era nada fácil as atenções depressa se colocaram em René Rast (Audi RS5 DTM) e Mattias Ekström (Audi RS5 DTM), cuja partida se dava de lugares bem diferentes na grelha. Rast partiu de segundo, enquanto o sueco arrancou de 14º, devido à penalização que sofreu e se foi Rast a perder mais posições no arranque, também Ekstrom cedeu uma e teve depois grandes dificuldades em sair daí. com vinte minutos de corrida ainda era somente 14º enquanto René Rast já se tinha adiantado na corrida pelo título pois ao subir para quarto estava nesta altura em termos virtuais com um ponto de avanço para Ekstrom. 173 face a 172.

Muitos atrasaram a ida às boxes até aos limites, e um deles foi Mattias Ekstrom, que chegou a estar na frente da corrida (veja-se bem) mas depois de todos terem feito a paragem obrigatória, Marco Witmann (BMW M4 DTM), que tinha arrancado de terceiro, surgiu na frente com seis segundos de avanço para René Rast, que fruto duma grande corrida, se estava em muito boa posição para chegar ao título, pois sabia que Ekstrom era 14º e estando fora dos pontos, não seria fácil recuperar os seis pontos (virtuais) que tinha nesta altura, a dez minutos do fim da corrida. Se nada de estranho acontecesse a Rast, estava encontrado o novo Campeão. E assim terminou, ainda que Ekstrom ainda tenha feito um forcing final…