E se Raikkonen voltasse ao WRC depois de sair da Ferrari?

25/12/2017

Quando Kimi Raikkonen disputou o Arctic Lapland Rally em 2009 aos comandos de um Fiat/Abarth Grand Punto S2000 poucos imaginariam que estava ali um caminho para o finlandês, campeão dois anos antes com a Ferrari na Fórmula 1.

Mas a verdade é que depois de ter sido Campeão do Mundo de F1 com a Ferrari em 2007, Kimi Raikkonen foi, pouco depois, dispensado pela Scuderia, já que a meio de 2008 passou a revelar bem menos performance em pista, e isso deixou-o numa posição frágil.

A juntar a isso, Fernando Alonso e a McLaren mostravam sinais de ‘divórcio’, devido à intensa temporada de 2007, e o espanhol depressa se ofereceu a Luca di Montezemolo, que ‘apalavrou’ um lugar a Alonso na Ferrari em 2009. Sabendo disso, Jean Todt, que já não se estava a dar muito bem com Montezemolo depois de 13 anos juntos, estendeu o contrato de Felipe Massa até 2010, assegurando-se que o piloto cuja carreira era gerida pelo seu filho ficava numa posição de força. Desta forma, ou ficava na Ferrari, ou recebia uma grande indemnização. E isso ajudou a que fosse Raikkonen a sair no fim de 2009 para entrar Alonso.

Kimi Raikkonen saiu com um bela indemnização, teve oportunidade de ir para a Toyota na F1 em 2010 (quando ainda não se sabia que os japoneses iam sair), mas acabou por decidir apostar tudo na McLaren: “Para mim a única alternativa é a McLaren, por isso as coisas são bem simples: ou corro com a McLaren em 2010 ou não vou estar na F1”. E foi para os ralis…

Regressou em 2012 à F1 com a Lotus, onde esteve dois anos e aí fez o suficiente para a Ferrari o voltar a contratar para 2014. Só que, a sua vida não tem sido fácil ao lado de Sebastian Vettel, e embora esteja a ser um bom segundo piloto, não tem ajudado muito a Ferrari na luta pelo título de Construtores, e apesar de lhe ter sido renovada a confiança para 2017, e agora para 2018, parece claro que, ou muda muito, ou volta a perder o lugar, o que a acontecer, desta vez será de forma definitiva.

Por isso, não é de estranhar que volte aos ralis. E segundo notícias que surgem da Finlândia, há um ‘Senhor’ interessado em ver onde param as modas: Tommi Makinen. Quando lhe perguntaram se pode oferecer a Kimi Raikkonen uma oportunidade de testar o Toyota Yaris WRC: “Não escrevam já Raikkonen na Toyota! Não façam isso ainda, esperem algum tempo” disse Tommi Makinen entre risos: “É claro que seria um piloto interessante. Raikkonen é um dos pilotos mais famosos do mundo hoje em dia”, disse Makinen, que tem como diretor desportivo na equipa, Kaj Lindström, precisamente navegador de Raikkonen na sua aventura nos ralis. Portanto, pode ser uma saída, se o finlandês não quiser terminar a sua carreira depois de sair da Ferrari…