Ao contrário da grande parte dos veículos utilitários, esta proposta da Hyundai tem apenas três portas, algo que tem sempre de ser levado em conta junto dos potenciais interessados. Denominado Coupé, a marca sul-coreana veste este novo i20 com uma aparência mais elegante e desportiva, a ver pela sua silhueta, mas sem nunca abandonar por completo a essência do segmento onde está inserido. No capítulo visual, o tejadilho a descair para trás, vidro traseiro de dimensão reduzida e jantes de 17 polegadas são mimos que ajudam a pintar esse mesmo estilo mais desportivo. Adjacente a esta roupagem está explicado o facto do Hyundai i20 Coupé despertar a atencão e a curiosidade do público aquando da sua passagem.
Toda esta beleza exterior tem correspondência no interior com o motor 1.0 T-Gdi a gasolina de 120 cv. Tal como o propulsor que equipa o já ensaiado i20 Active, também um 1.0 T-Gdi a gasolina mas de 100 cv, facilmente o condutor deixa-se encantar pela sua força e sonoridade, que remete imediatamente o nosso subconsciente para o mundo das corridas. Mal se está ao volante do i20 Coupé, a tentação passa por imediatamente explorar o máximo as capacidades de um motor, que faz deste automóvel um dos utilitários mais potentes à venda no mercado nacional. Faz dos 0 aos 100 km/h em 10,4s, o que demonstra bem a sua pujança, nunca esquecendo que estamos sempre a falar de um ‘mil’.
Porém, e como não se pode ter o melhor dos dois mundos, toda esta potência explorada ao máximo irá se refletir no consumo, que facilmente poderá ficar acima dos 7,0 l/ 100 km. Números que naturalmente ficam longe dos 4,8 l/100 km anunciados pela Hyundai. Para um menor consumo a solução é simples. É preciso resistir à tentação e dar um pouco menos ao pedal do lado direito, o que mesmo assim não rouba a atratividade deste veículo. Ainda dentro do campo da poupança de combustível, o i20 Coupé traz consigo um Sistema de Regeneração de Energia (ERS). Este sistema permite que quando o veículo está em movimento com uma mudança engatada, mas o acelerador está
na sua posição inicial, o efeito de travagem do motor é convertido em eletricidade e armazenada na bateria, o que reduz o consumo e as emissões do escape. Em termos de condução, o i20 Coupé é um automóvel bastante ágil com uma condução suave e leve, que se mantém quando a velocidade é um pouco maior. O mesmo se aplica à direção. A posição de condução é boa e inclui regulação em altura do condutor.
À semelhança da versão i20 Active, a suspensão comporta-se bastante bem para um utilitário, sendo firme a amortecer pelo que garante uma boa absorção das irregularidades da estrada. A acompanhar está uma boa insonorização. Ao nível do interior, o novo utilitário da Hyundai é arrumado, acolhedor e bem trabalhado, mesmo que não existam grandes luxos. O sistema de informação e entretenimento na consola central incorpora o sistema de navegação, as ligações Bluetooth, USB e a câmara de estacionamento traseira. Conforto e espaço são uma realidade, mas a habitabilidade traseira merece reparos. É possível ir confortavelmente sentado, no entanto um passageiro com uma altura acima da média facilmente bate com a cabeça no tejadilho, o que causa sempre algum incómodo. Já a possibilidade de levar três pessoas atrás revela-se difícil. A bagageira, que tem dois pisos, tem capacidade para 326 litros, número interessante para um veículo de dimensões não muito grandes. Com os bancos traseiros rebatidos este valor atinge a capacidade de 1011 litros. Por último o Hyundai i20 Coupé tem como preço base 20 516 € e como é apanágio do construtor sul-coreano o ‘embrulho’ vem com a oferta de cinco anos de garantia e manutenção.
Ficha técnicaMotor: 3 cilindros 1.0 T-GDI 998 cc; Potência 120 cv/6000 rpm; Binário: 1500-4000; Transmissão: 6 Velcodidades Manual; Suspensão: Independente/Tipo McPherson à Frente e Eixo de Torção atrás; Travagem: DV/DS; Peso: 1217 kg; Mala: 326 l; Depósito: 50 l; Vel.Max: 176 km/h Vel. 0-100 km : 10,4s Consumo médio: 4.8 l/100 km Consumo AutoSport: 6.4 l/100 km Emissão CO2: 110 g/km
Preço base: 20.516€
José Luís Abreu/AutoSport
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.