Ensaio: Volkswagen Passat Highline 2.0 TDI 240 CV

23/12/2016

Segurança, conforto e eficiência são as palavras que melhor definem o Volkswagen Passat. Equipado agora com o poderoso motor 2.0 TDI de 240 cv, promete fazer a cabeça em água à exigente concorrência

Na classe dos familiares, a tradição dos modelos dos construtores germânicos é uma realidade. É precisamente de forma a manter essa bitola que a Volkswagen decidiu dar mais músculo ao Passat, um dos automóveis com maior sucesso na história da marca teutónica. Na versão ensaiada com a carroçaria ‘limousine’, o carisma deste modelo é visível à sua passagem pela estrada, pois cativa as atenções um pouco por todo o lado por onde passa. Se só pelo olhar o Passat já deixa água na boca, ao seu volante o condutor tem a possibilidade de se deliciar com o motor 2.0 TDI de 240 cv, que agora é o mais potente na carroçaria ‘limousine’. A disponibilidade é total logo desde o arranque e após os primeiros quilómetros ao volante foi possível sentir toda a força deste bloco, que se mantém em velocidades mais elevadas. O facto de acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 6,1 segundos ajuda a explicar esta ideia pelo que fica a sensação de que este propulsor tem sempre algo mais para dar.

Com o acumular de quilómetros cedo percebemos que estamos na presença de um automóvel que à boa maneira alemã nunca desilude. Apesar da sua dimensão, seja em ambiente citadino ou em auto-estrada, o Volkswagen Passat exibe uma estabilidade notável ao nível da condução, o que tranquiliza sempre o condutor, e resulta do efi caz funcionamento do sistema 4Motion (que distribui de forma proporcional a potência às quatro rodas). Para todo este prazer ao volante do Passat contribui também a boa ação da caixa automática DSG (dupla embraiagem) de sete velocidades. O único senão acaba mesmo por ser a direção, que apesar da sua precisão acaba por causar algum desconforto nas manobras. Esta sensação permanece ao longo dos modos de condução disponíveis (Eco, Comfort, Sport, Normal, Individual) com destaque para o estilo de condução desportiva, pois é aí que a sensação de durabilidade da direção se acentua. Quanto a consumos, é possível fazer uma boa gestão do mesmo, o modo Eco também ajuda a esse fim, contudo a tração integral permanente e uma condução mais desportiva, cortesia do modo Sport, fazem disparar estes valores.

QUALIDADE INTERIOR

É verdade que o motor 2.0 TDI de 240 cv contribui fortemente para o prazer que se tem ao volante do Volkswagen Passat, porém, este não é o único elemento. O elevado conforto e espaço a bordo desempenham também um papel crucial neste domínio. No lugar do condutor, o banco ergoConfort, revestido a couro garante um bom suporte ao corpo para aguentar largos quilómetros ao volante sem queixas. Do lado do passageiro, a vontade é mesmo de nos deixarmos relaxar depois de nos sentarmos, e deixarmo-nos conduzir. Atrás, temos que destacar o excelente espaço para as pernas. O toque final neste interior acolhedor é dado pela qualidada do material utilizado, o que deixa transparecer uma sensação luxuosa. Nota ainda para o excelente manuseamento do sistema de infoentretenimento e para as boas opções de conetividade, sistemas de USB e Bluetooth, que cada vez são mais importantes nos dias de hoje. No que diz respeito ao preço, a versão ensaiada, com nível de equipamento Highline, e exclusividade do sistema de tração integral e caixa de sete velocidades, tem a sua proposta base avaliada em 55 186 €, constituindo um topo de gama. Disponível no mercado estão ainda outras três variantes do motor 2.0 TDI com 120 cv, 150 cv e 190 cv, respetivamente.

Motor: 4 cil. linha, Turbo Diesel , Inj. direta Common Rail, 2.0 TDI, 1968 cm3; Potência: 240 cv/4000 rpm; Binário: 500 Nm/ 1750 – 2.500 rpm; Transmissão: Cx. 7 velocidades automática DSG; Peso: 1721 kg; Depósito: 66 l, Mala: 586 l; Suspensões: Tipo McPherson/Paralelogramo deformável; Travões: DV/D; Velocidade max: 240 km/h

Preço base 55.186 €
Aceleração 0-100 km/ 6.1s
Consumo médio 5.5 l/100 km
Consumo AutoSport 6.8 l/100 km
Emissões de CO2 143 g/km

José Luís Abreu / AutoSport

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.