F1: Alguns números sobre o GP da Bélgica

28/08/2018

A F1 é feita de números e de estatísticas. Nem sempre os números contam toda a história, mas a longo prazo costumam dar uma imagem fidedigna da competição, das equipas e dos pilotos. E são estes números que nos permitem entender quem fez história e quem… precisa dar a volta a história.

Sebastian Vettel teve um bom fim de semana, com uma excelente prestação e mais uma vitória no seu currículo. A 52ª da sua carreira ultrapassando Alain Pros (51). É agora o terceiro piloto com mais vitória na F1, atrás de Lewis Hamilton (67) e de Michael Schumacher (91). Foi a 15ª vitória do piloto alemão em que liderou a corrida de início a fim, uma das suas grandes especialidades, acumulando agora 3331km percorridos na liderança. Para a Ferrari foi a vitória 235, claramente a equipa com mais vitória na F1, seguida da McLaren (182) e da Williams (114).

Para a Mercedes foi um fim de semana que vai obrigar a reflexão. A performance da máquina germânica está abaixo do monolugar italiano e a equipa terá de encontrar soluções para se aproximar, uma vez que em Monza o favoritismo cai claramente para a Ferrari e Singapura nunca foi uma pista onde se dessem bem. Hamilton conquistou a sua 78ª pole, mais 10 que Schumacher e mais 13 que Ayrton Senna. Foi a quinta pole do britânico em Spa superando Juan Manuel Fangio e Senna. A Mercedes conquistou o 95ª pole, e o 169º pódio da sua história. A Red Bull subiu ao pódio pela 155ª vez.

Para Hamilton foi o quarto pódio consecutivo de 2018, a melhor série deste ano. Já para Raikkonen foi o contrário e o finlandês ficou impedido de subir pela sexta vez consecutiva ao pódio.

Foi a primeira vez que Pierre Gasly marcou pontos em duas corridas consecutivas (um feito claramente do agrado da Red Bull) e já que falamos de franceses nos pontos, foi a terceira vez consecutiva de Romain Grosjean no top 10 final, numa altura em que a sua saída está em cima da mesa. O #8 está a fazer pela vida.

Para Charles Leclerc foi um fim de semana mau, embora pudesse ter sido muito pior. O incidente com Alonso poderia ter sido muito mais grave mas, felizmente, o jovem talento saiu sem um arranhão. Foi a quarta corrida consecutiva fora dos pontos para o piloto da Sauber, a sua pior série… de sempre na F1 (não esquecer que é o seu ano de estreia, claro).

A próxima paragem é Monza, a catedral da velocidade. A pista italiana recebe a F1 pela 67ª vez. Schumacher é o piloto com mais vitórias nesta pista (5), seguido de Hamilton (4) e Fangio (3). Hamilton poderá igualar o Barão Vermelho, mas a teoria diz que a probabilidade de vitória será maior no lado da Ferrari, com Vettel a juntar mais um troféu, aos três que já conquistou na pista transalpina. Foi aliás em Monza, na época 2008 que Vettel colocou o seu nome na história, vencendo pela primeira vez com a Toro Rosso, a única vitória da equipa até agora. Seria de facto uma tarde em cheio, festejar os dez anos da primeira vitória em Monza, com uma vitória pela Ferrari.

A Ferrari que, como se entende, tem o maior número de vitória nesta pista, 18. contra 10 da McLaren e 6 da Williams. No que diz respeito a Poles, Hamilton é o Sr. que se destaca com 6 poles em seu nome, contra 5 de Fangio e 5 de Senna. Também neste capitulo a Ferrari domina com 19 poles, contra 11 da McLaren e 7 da Lotus e da Williams. O piloto com mais pódios em Monza? Schumacher claro está, com 8, seguido de Fernando Alonso, Hamilton, Vettel com seis cada. Ao nível dos construtores a Ferrari tem 67 pódios contra 26 da McLaren e 19 da Williams.

O melhor de Monza? Claramente os adeptos que dão um colorido único à corrida e que vibram com a prova como poucos fazem. Faltam poucos dias para recomeçar a festa.