F1: Ambiente pesado na Toro Rosso?

23/11/2018

a carregar vídeo
Apesar de ser a última corrida do ano e a última como colegas de equipa, o ambiente na Toro Rosso não deverá ser o melhor depois do episódio das ordens de equipas, que foram ignoradas por Pierre Gasly no GP do Brasil.

Brendon Hartley falou sobre o assunto e não ficou contente com as declarações do seu colega no final da prova, em que o francês disse que não via motivo para trocarem de posição, pois estavam fora dos pontos:

“Foi um bom discurso que Pierre fez sobre ordens de equipa para os media, mas ele não deu o mesmo quando eu o deixei passar muitas vezes, ou às vezes quando comprometia minha corrida para o ajudar a ele e a equipe a garantir pontos.”disse Hartley ao Motorsport.com sobre a situação. “Disseram-me – muito antes de estar atrás dele – que ele me deixaria passar. E disseram-me isso a cada volta. Fiz um trabalho melhor na gestão de pneus, combustível e ritmo de corrida, então a equipa viu que eu tinha a melhor hipótese de marcar pontos, se alguém tivesse um problema pela frente, o que não aconteceu”.

“Se a equipa nos diz que estamos a lutar, é o que eu vou fazer, mas do ponto de vista da equipa, quando não temos peças de substituição com o novo kit aerodinâmico, não faz sentido lutarmos entre nós. Eu sou a favor de lutarmos, mas se me disserem que não, então eu não vou contrariar as ordens da equipa e arriscar danificar um carro.”

Hartley disse que esperava uma explicação de Gasly, algo que não aconteceu:

“A posição da equipa ficou clara na reunião, e não havia muito mais a ser discutido”, acrescentou ele. “Temos diretrizes claras para as equipes, depois do que aconteceu na China no início desta temporada e tivemos aquele contacto.”

Hartley foi sempre um “team player” durante a época, mas também só nesta fase final conseguiu mostrar algo mais. Mas tem a razão do seu lado uma vez que ajudou várias vezes Gasly. Não fazia sentido arriscar um toque desnecessário nesta fase em que o investimento no carro é nulo e as peças devem começar a escassear. Se ambos se encontrarem na pista deveremos ver uma luta bem interessante.