F1: Chefe de Aerodinâmica de Williams despedido

02/06/2018

Algo tinha de ser feito na Williams, e apesar de ter demorado, começamos agora a ter respostas relativamente ao que correu mal. Dirk de Beer, responsável máximo pelo departamento de aerodinâmica da equipa foi despedido.

Dirk De Beer trabalhava à muito nos departamentos de design e aerodinâmica das equipas. Começou na IndyCar, veio para a F1 através da Sauber, esteve na Renault e Ferrari, antes de rumar à Williams em 2017. Mas as coisas correram muito mal ao sul africano, pois o FW41 consegue neste momento ser o pior monolugar do plantel, o que para uma equipa como a Williams é para lá de mau: “Doug McKiernan, Engenheiro Chefe assume o departamento de aerodinâmica juntamente com Dave Wheater (antes responsável pelo departamento de performance aerodinâmica), que passa a chefiar o departamento”, lê-se no comunicado da equipa.

Há muito se sabe que o FW41 tem uma enorme falta de apoio aerodinâmico na sua secção traseira, nas curvas, e na Williams desconfia-se da existência de um erro entre o software e a simulação, um problema (correlação) que a Williams tem já há algum tempo.

A equipa entra imediatamente num programa de recuperação, sendo que as novas peças deverão ver a pista antes do verão. O piloto de reserva, Robert Kubica disse em Espanha que para lá do problema aerodinâmico já identificado, os pilotos sentem um enorme desconforto no carro: “Temos muito pouco conforto neste carro, e a equipa já o sabe há muito, pelo que têm de ser resolvidos”