F1: Daniel Ricciardo de olho na Mercedes para 2019

23/10/2017

Daniel Ricciardo pode estar a posicionar-se para um lugar na Mercedes em 2019. Não se esperava que a Red Bull renovasse contrato tão rapidamente com Max Verstappen, esperavam-se discussões mais estendidas no tempo, mas pelos vistos os homens de Milton Keynes não estiveram com “paninhos quentes” e não deverão ter colocado muitos entraves às condições pedidas pelo jovem holandês, que como se sabe já estendeu o seu contrato por mais um ano.

Quianto a Ricciardo, que disse recentemente ter estranhado a rapidez da confirmação do vínculo, pode ter sido o ‘culpado’ dessa situação já que segundo revelou Helmut Marko, o australiano está no mercado e pode estar em conversas avançadas com a Mercedes. Ricciardo não “confirma nem desmente”, o que é absolutamente natural e pode ter duas saídas perfeitas à sua vida na Red Bull. Há muito se sabe que a possibilidade Ferrari existe, e pelos vistos também agora a Mercedes: “Perguntam-me sempre pela Ferrari, mas acho que o interesse vem mais dos adeptos e dos media do que… da Ferrari”.

A ideia que Ricciardo pode estar a preparar-se para mudar de equipa surgiu depois de Christian Horner ter referido a expressão “construir a equipa ao redor do Max”. Como é lógico isto não pode ter soado bem a Ricciardo, como não soa bem a nenhum piloto que queira vencer corridas e títulos. Até se admite que Carlos Sainz possa aceitar inicialmente uma situação desse tipo em troca da ida para a Red Bull, depois do seu ano de passagem pela Renault, mas aceitar ficar mais tempo como escudeiro de Max Verstappen, já duvidamos seriamente, a não ser que não exista melhor alternativa para andar nos lugares da frente…
Quanto a Ricciardo: “Se eu fosse negociar com outra equipa, a primeira coisa seria falar de tratamento idêntico. Se alguém me disser, assino contigo mas tens que apoiar o teu companheiro de equipa, não assino!” Contudo, Horner, diz que se Ricciardo for para a Mercedes ou Ferrari, será, na prática, ‘número 2’, de Lewis Hamilton ou Sebastian Vettel. Mas Ricciardo diz que não tem receio de Hamilton: “Já tive a chance com o Seb e agora com o Max. Quanto ao Lewis, gostava do desafio, depois logo se via”. De qualquer forma, Toto Wolff, quando questionado relativamente a Ricciardo, respondeu dizendo que “não pensámos para lá de 2018”.

José Luís Abreu