Kevin Magnussen conseguiu subir para quinto lugar durante a tarde, e não aconteceu muito mais pois ao contrário da parte de manhã, à tarde foi a vez dos depósitos se encherem e serem utilizados pneus de compostos mais duros, o que naturalmente impossibilitou a queda dos tempos. Houve alguns incidentes durante o dia, com a McLaren, de manhã, a parar duas vezes, enquanto de tarde duas duas bandeiras vermelhas foram ‘atribuídas’ a Daniil Kvyat e a Jolyon Palmer. De tarde, Felipe Massa assumiu o cockpit do Williams FW40 no lugar de Lance Stroll, Valtteri Bottas trocou de lugar com Lewis Hamilton e Pascal Wehrlein fez o mesmo com Marcus Ericsson, no Sauber C36.
O registo de hoje é cerca de três décimas mais baixo que o alcançado por Valtteri Bottas no segundo dia dos testes desta semana, e o segundo 18 está aí ao virar da esquina, sendo possível que amanhã se chegue lá. Caso isso suceda, convém recordar que a pole-position do GP de Espanha de 2016 foi 1m22.000s
Tempos
1º S. Vettel Ferrari 1:19.024 156 voltas
2º L. Hamilton Mercedes 1:19.352 0.328 52 voltas3º E. Ocon Force India 1:20.161 1.137 137 voltas
4º D. Kvyat Toro Rosso 1:20.416 1.392 94 voltas
5º K. Magnussen Haas 1:20.504 1.480 119 voltas
6º D. Ricciardo Red Bull 1:20.824 1.800 128 voltas
8º V. Bottas Mercedes 1:21.819 2.795 95 voltas
9º P. Wehrlein Sauber 1:22.347 3.323 44 voltas
10º J. Palmer Renault 1:22.418 3.394 53 voltas
11º M. Ericsson Sauber 1:23.330 4.306 88 voltas
13º L. Stroll Williams 1:24.863 5.839 85 voltas