F1: Ferrari redescobriu a “pólvora”, Haas e Sauber aproveitam…

26/07/2018

Depois de Toto Wolff já ter vindo a público mais do que uma vez referir a sua desconfiança quanto à mais ou menos repentina rapidez das unidades motrizes da Ferrari, o diretor de Corrida da FIA, Charlie Whiting, veio também a público insistir que a entidade que gere o desporto automóvel não identifica nada de errado nos procedimentos da Ferrari, quanto à operação do sistema híbrido dos seus carros.

Já há algum tempo que a FIA anunciou ter investigado a Ferrari, referindo na altura que nada encontrou que sugerisse que existia alguma ilegalidade: “Estamos satisfeitos a respeito disso, tal como dissemos no Mónaco. Algumas equipas continuam a questionar-nos, por isso tentámos ajudá-las a ter um pouco de paz”.

Mas apesar de Charlie Whiting não encontrar razões para desconfiar do que se passa em pista, alguns rivais da Ferrari não pensam o mesmo, e Nico Hulkenberg, já disse que “O que está a acontecer não é normal. Todos os carros com motores Ferrari têm muito mais potência, vê-se isso perfeitamente na Haas, e se nas curvas somos iguais ou melhores, nas retas perdemos imenso” disse o alemão que sente diretamente em pista e de muito perto, a questão.

O seu chefe, Cyril Abiteboul é de opinião que não é necessariamente ilegal o que a Ferrari fez, mas quando olham para o GPS reparam que as três equipas com motores Ferrari tem vindo a melhorar muito: “São as três equipas e não só a Ferrari, mas é estanho, sem dúvida…”

José Luis Abreu/Autosport