F1: FIA reune-se de urgência com equipas amanhã

06/04/2018

A FIA agendou uma reunião urgente com as equipas, no Bahrein, para discutir as ultrapassagens em 2019. Esta reunião é uma resposta direta à falta de ultrapassagens registada na Austrália na prova de abertura da temporada de 2018 da Fórmula 1.

A urgência deve-se ao facto do regulamento para o próximo ano ser mais fácil de ser aprovado até 30 de abril, uma vez que, até esta data, qualquer mudança apenas precisa de ser apoiada pela maioria das equipas. A partir de 1 de maio, para existir uma mudança, todas as equipas precisam de concordar com ela.

A reunião será amanhã e estão duas propostas sobre a mesa, uma para a asa dianteira, que surgiu a partir de pesquisas feitas por especialistas da Liberty, e outra para a asa traseira, que é entendido como um conceito da FIA. A proposta para a asa traseira é simplesmente uma aba maior, que criaria um efeito maior quando o DRS for utilizado. No entanto, isso não resolve a questão fundamental dos atuais carros com baixo apoio aerodinâmico, ao serem incapazes de estar perto, pois perdem muita performance.

Ross Brawn já disse ter uma equipa a trabalhar em exclusivo em estudos para que existam mais ultrapassagens na F1 – um membro desta equipa falou ao Motorsport.com. “Eu acho que o que vai ser proposto é o que querem para 2019. Eu não tenho objeções a fazer as duas coisas, desde que isso seja feito em tempo útil, e que tenhamos os regulamentos até ao final do próximo mês ou algo parecido. Eu sou a favor de tentar avançar com isso. Vamos fazer o teste e ver o que funciona”, disse o membro.