Não se pode dizer que Pascal tenha sido brilhante nestes dois anos de F1 (não teve também o melhor material para isso), mas fez claramente mais que o suficiente para se manter e tentar mostrar mais. Em 2 anos de F1, correndo sempre pelas equipas menos competitivas do grid, fez 39 GP, de onde retirou 6 pontos, sendo que o seu melhor resultado foi um 8º lugar este ano em Barcelona. A olho nu pode parecer fraco, mas não é, pois fez isto com um carro com um chassis não muito evoluído e um motor do ano passado (para não falar da Manor que era um caso ainda mais complicado). E já longe vão os tempos em que um motor da época passada se mantinha competitivo.
No seu ano de estreia na Manor, foi melhor que Haryanto e Ocon. Mesmo assim perdeu a vaga da Force India para o francês, que justificou a aposta da equipa. Foi para a Sauber e voltou a ser melhor que o colega de equipa, Marcus Ericsson, que já anda na F1 desde 2014 e tem no seu CV 9 pontos e o seu melhor resultado foi um… 8º lugar na Austrália. Curiosamente parece que é o sueco que vai novamente ficar com a vaga da Sauber. Já tinha sido assim no caso de Felipe Nasr e vai pelos vistos voltar a acontecer.
O sueco tem como pontos mais altos um titulo em Formula BMW britânica e um titulo em Formula 3 nipónica (e um honroso 4º lugar em Macau). Wherlein venceu o titulo em ADAC Formel Master e foi vice-campeão em Formula 3 Euroseries, além do titulo no DTM, um dos campeonatos mais competitivos da atualidade.
A lógica e os resultados ditariam a permanência de Wehrlein durante mais uma época e a saída de Ericsson, mas já se sabe que nisto da F1 nem sempre o talento é a parte mais importante. Se fosse uma meritocracia pura, com 2 anos a ser o melhor piloto da equipa e com pontos importantes amealhados, Wehrlein seria a opção clara.
Resta saber o que a Mercedes fará com o seu piloto, caso as vagas na F1 fechem definitivamente. O DTM pode não ser o palco ideal para um jovem que precisa de se mostrar e que já venceu o campeonato, além da Mercedes estar de saída. A Formula E já tem as vagas todas ocupadas e o acordo com a Venturi pode não ser suficiente uma vez que Mortara e Engel são os homens escolhidos. Restam os GT´s ou o endurance, mas para já são apenas suposições. O que é certo é que Wehrlein tem qualidade para estar num campeonato competitivo e de relevo.