F1: Pirelli não garante a presença após 2019

16/05/2018

A fornecedora italiana de pneus, Pirelli, não garante a presença após 2019, altura pela qual termina o atual vinculo com o campeonato do mundo de F1. O vice-presidente da Pirelli, Marco Tronchetti Provera, avisou os acionistas que a Pirelli poderá não renovar o acordo com a F1, se as condições não forem semelhantes às existentes atualmente:

“Como sempre dissemos, a Fórmula 1 é uma boa parceria para nós e estamos felizes e honrados em permanecer”, disse um porta-voz da Pirelli ao Motorsport.com. “Mas se entrarmos numa guerra de valores, não ficaremos a nenhum custo.”

A Pirelli tem uma alargada presença no desporto motorizado e não vê como fundamental na sua estratégia a manutenção na categoria máxima da velocidade mundial.

A Pirelli não teve um “reinado” fácil na F1, tendo sempre seguido as diretrizes pedidas pelos responsáveis da modalidade, que depois nem sempre agradaram a equipas e pilotos. Desde a sua entrada em cena, que a questão da degradação e da gestão de pneus passou a ser um tema central nas corridas mas a Pirelli nada mais fez que seguir o que lhe foi pedido. No ano passado, por exemplo, com a entrada de novas regulamentações, jogou pelo seguro e os pneus que fez aguentaram sem qualquer problema os stresses impostos pelas forças geradas pelos novos chassis. Por vezes foi o alvo mais fácil, sem culpa própria (claro que outras vezes foi culpada) mas a marca manteve-se sempre firme no seu rumo.

Já não é a primeira vez que se fala da entrada de um novo fornecedor de pneus para assim termos uma competição também a esse nível, algo que nunca agradou à Pirelli. Veremos quem fornecerá no futuro uma das partes mais importantes do carro e que joga constantemente um papel fulcral nas corridas