Muitos pilotos foram capazes de fazer muitas voltas com os mesmos pneus nos testes de Barcelona. Mario Isola diz que é errado sugerir que a degradação atual é nula. O italiano diz que o objetivo da Pirelli é que se desça dois segundos por volta na performance ao fim de 10 voltas. É um equilíbrio entre o aumento do andamento e a quantidade de combustível que os carros gastam. O que na teoria o faria ser um segundo por volta mais lentos a cada dezena de voltas. Contudo esses números irão provavelmente descer devido à performance e apoio aerodinâmico que os novos F1 têm, pois isso tem implicações ao nível das cargas que as borrachas dos pneus sofrem. Isola teme que os receios dos pilotos pararem para nas últimas voltas para a paragem obrigatória são talvez exagerados. “Isso certamente aconteceria se a degradação fosse próxima do zero – e se há três compostos com diferentes tempos por volta. Mas o pedido que nos fizeram foi ter uma diferente degradação e não zero degradação”, sublinhou Isola.
Nuno Barreto Costa/Autosport