F1: Vijay Mallya considerado culpado de desvio de dinheiro

09/05/2017

Vijay Mallya, proprietário da equipa Force India, foi considerado culpado de desvio de fundos pelo supremo tribunal indiano. Segundo as mais altas instâncias judiciais do seu país, o empresário terá enviado milhões para fora do país e para contas em nome dos seus filhos.

Mallya, dono da Kingfisher, agora uma marca de cervejas, possui a Force India e um clube de cricket, retirou da Índia mais de 1,3 biliões de dólares de empréstimos para mais de uma dúzia de bancos. Os seus credores tentaram recuperar as dívidas que o empresário não terá saldado, recusando-se a regressar de Inglaterra para enfrentar vários processos que já transitaram em julgado no seu país. Agora o supremo tribunal indiano decidiu-se em favor de um consórcio de bancos e credores que argumentam que Mallya violou ordens do tribunal ao transferir 40 milhões de dólares para contas no estrangeiro em nome dos seus três filhos.

Vipin Kumar Jai, um dos advogados que representa os bancos, disse que Vijai Mallya tinha deliberadamente conseguido informação privilegiada para antecipar a retirada do dinheiro da Índia. “O tribunal considerou culpado de desvio e pediu-lhe pessoalmente para comparecer diante de um juiz a 10 de julho”, afirmou Kumar Jai em declarações à agência France Press. O tribunal disse que Mallya enviou o dinheiro para os seus filhos depois de receber um pagamento da companhia de bebidas Diageo, apesar das ordens judiciais para não distribuir o dinheiro. Apesar de todos estes acontecimentos não se espera que a equipa Force India seja afetada, embora no futuro possam vir a implicar a venda da mesma.

Nuno Barreto Costa