F1: Zak Brown acredita na recuperação da McLaren

12/12/2018

O trabalho de inverno continua nas equipas de F1, que não param nesta fase e esforçam-se arduamente para avançar com as novas máquinas de 2019. A McLaren terá de recuperar muito terreno para os adversários depois de mais uma época confrangedora.

Zak Brown é a voz do otimismo nesta fase em que opera uma remodelação profunda na equipa, especialmente ao nível das chefias. O americano falou dos progressos até agora:

“Acho que estamos no caminho certo para a recuperação. Eles [staff da McLaren] estão a fazer um ótimo trabalho agora, mas até vermos o carro em pista, é bom eles sentirem-se bem dentro da McLaren. O desenvolvimento está a correr bem, o trabalho em equipa, a colaboração, a comunicação, as responsabilidades, todas as coisas que faltavam agora estão melhores. Mas só quando o carro for para a pista teremos a avaliação final do trabalho e é quando todos poderão ver visivelmente que tipo de melhoria tivemos durante o inverno. Eu acho que este ano foi um ponto baixo, e esta era é um ponto baixo, na história da McLaren. Estamos a trabalhar muito para estar no caminho da recuperação. Mas leva algum tempo.”

Quanto à colaboração com a Renault. Brown está satisfeito com a relação e com o produto que os franceses colocaram à disposição:

“Estamos muito felizes com a Renault. Temos um relacionamento muito bom com eles. Eu recebi um relatório (em Abu Dhabi) sobre como a unidade motriz do próximo ano está a desenvolver-se e o cenário é muito encorajador. Eles deram-nos um motor fiável e estamos felizes com a decisão que tomamos. Acho que beneficiaremos de eles ter apenas duas equipas no grid do próximo ano, pelo que eles estarão focados em nós mesmos e neles, e estou empolgado em ter um futuro de longo prazo com eles.”

Ninguém pode esperar que a McLaren dê um salto para o topo da tabela ou perto disso. Perdeu-se muito tempo e há ainda muitas arestas a limar na estrutura. Será preciso esperar até fevereiro para entender que tipo de evolução foi feita. Como disse Brown, só com o carro em pista poderemos ter respostas. Até lá é esperar.