F1/GP Azerbaijão: Bottas mais rápido com Ricciardo por perto

Valtteri Bottas foi o piloto mais rápido no primeiro treino livre do GP do Azerbaijão. Daniel Ricciardo ficou muito perto do tempo do finlandês e Sérgio Perez fechou o top3.

Max Verstappen começou cheio de vontade, colocando os melhores tempos na tabela. O holandês parecia estar a querer compensar o tempo perdido nos últimos GP mas o seu RB14 pregou-lhe uma partida amarga. A traseira fugiu do controlo do piloto o que levou a um meio pião que o atirou contra as barreiras. O carro parecia ter condições para regressar às boxes mas a caixa de velocidades recusou-se a cooperar e que levou a um Virtual Safety Car. Um mau início para o holandês, mais numa pista como a de Baku em que o tempo em pista é muito valioso.

Mas Ricciardo não demorou em chamar as luzes da ribalta para si e colocou o melhor tempo que se manteve durante algum tempo, até que na segunda metade do treino Bottas fez o melhor tempo mas Ricciardo voltou a mostrar a valia do Red Bull neste traçado e mesmo com super-macios usados conseguiu ficar a 0.035 segundos de Bottas que tinha feito a sua volta com ultra-macios. Os Mercedes não pareceram tão fortes quanto os Red Bull, que se tivessem um motor Mercedes estariam por certo no topo da tabela.

Os Renault tiveram uma sessão menos boa com ambos os carros a terem problemas na curva um, com travagens fortes (tanto Hulkenberg e Sainz a ficarem com os pneus quadrados). Ambos terminaram a sessão mais cedo assim como Raikkonen que acabou o trabalho mais cedo com problemas na sua unidade motriz. Vettel teve uma sessão discreta e não saiu do meio da tabela.

Destaques para Grosjean com algumas travagens falhadas e um toque contra as barreiras. Aliás foram várias as travagens falhadas com Alonso, Hamilton, Hartley entre outros a experimentar as escapatórias da pista, numa fase em que a pista ainda está muito verde. A diferença no ano passado entre o tempo do TL1 e a qualificação foi quase 4 segundos por isso os tempos ainda vão cair muito. Os Force India parecem estar melhor e ambos os carros ficaram no top 5 o que pode ser um bom sinal, numa pista onde habitualmente se dão bem. Hamilton embora tenha feito muito trabalho ficou apenas com o quarto tempo a alguma distância. Os Haas não pareceram muito confortáveis nesta pista e os Williams conseguiram tempos interessantes. Os Red Bull parecem estar mais fortes neste momento, enquanto os Mercedes e Ferrari procuram ainda a melhor afinação.

O TL2 começa às 14:00

Resultados: