Faleceu Dan Gurney

Dan Gurney faleceu ontem, aos 86 anos, após complicações de uma pneumonia. O piloto é uma das lendas do automobilismo norte-americano, tendo vencido na Fórmula 1, em Le Mans, na Indy e na Nascar.

Gurney também teve a sua própria equipa, a All American Racers, usando o nome Eagle – vencendo o Grande Prémio da Bélgica de 1967, no seu próprio carro. Gurney venceu quatro GPs, em 86 corridas com a Ferrari, BRM, Porsche, Lotus, Brabham, Eagle e McLaren. Venceu as 24 Horas de Le Mans de 1967, pela Ford, ao lado de AJ Foyt, prova em que iniciou a tradição de abrir o champanhe no pódio. A sua carreira na Indy resultou na criação do item aerodinâmico, Gurney flap, sendo que, na Nascar, venceu cinco corridas em Riverside, na Califórnia.

Na noite de domingo, a sua esposa, Evi, e a família Gurney emitiram o seguinte comunicado:

“Com um último sorriso na sua bela face, Dan guiou rumo ao desconhecido pouco depois do meio-dia de hoje, 14 de janeiro de 2018. Com o pesar mais profundo, com gratidão nos nossos corações pelo amor e alegria que nos deu durante a sua passagem pela terra, nós dizemos adeus”.