Félix da Costa e o ano zero da BMW na Fórmula E

30/03/2017

António Félix da Costa regressa este fim-de-semana à FIA Fórmula E para a disputa da 4ª ronda da temporada 2016/2017, prova que tem lugar no México, Autódromo Hermanos Rodriguez, num traçado que envolve uma parte similar à que Fórmula 1 utiliza.

Depois de uma pausa de mais de um mês, a Fórmula E regressa este fim-de-semana, mantendo-se no continente Sul-Americano. O único piloto português, representado neste disputado e mediático campeonato de monolugares eléctricos, começou bem a temporada com um 5º lugar na prova de Hong Kong, mas em Marraqueche e Buenos Aires não teve argumentos nem ‘carro’ para lutar contra a concorrência, a qual leva vantagem técnica, nesta fase, face à equipa MS Amlin Andretti, que representa a BMW neste seu primeiro ano envolvida oficialmente na Fórmula E.

Para Félix da Costa este último mês foi tempo de “muito trabalho, não só de todos os elementos da equipa MS Amlin Andretti como dos engenheiros da BMW, que estão cada vez mais envolvidos para melhorar a nossa performance. É o ano zero da BMW na Fórmula E, sabíamos que não ia ser um ano fácil e é notório que nos faltou performance nas duas últimas corridas, mas foram corrigidos alguns erros e acreditamos que demos um passo em frente e que iremos estar mais próximos aqui no México, com o objetivo de pontuar a ser, nesta fase, uma meta realística. Teremos um nível de altitude alto, por isso é um desafio extra para nós pilotos e também para os engenheiros, isto em relação às temperaturas das baterias”, referiu o piloto oficial da BMW, que tem batido de forma evidente o seu colega de equipa, o talentoso piloto Holandês Robert Frijns.

O circuito de 2,094km, desenhado especialmente para a Fórmula E, utiliza uma parte da pista igual à da Fórmula 1, num traçado bastante rápido, com dezassete curvas. O programa desta 4ª jornada da Fórmula E tem inicio amanhã (6ª feira) com uma sessão de treinos de adaptação, o chamado “shakedown”. No Sábado o dia começa bem cedo, com duas sessões de treinos livres, seguida da qualificação, que ditará a grelha de partida. A corrida tem lugar à tarde, que devido ao fuso horário, significa que será transmitida em directo na Sporttv5, a partir das 22:00.

José Luis Abreu/Autosport