Fórmula 1: Andar sempre a fundo ou gerir pneus?

29/11/2018

Pode ser uma questão que à primeira vista tem uma resposta óbvia por parte dos adeptos, mas a verdade é que os responsáveis da Pirelli estão numa encruzilhada quanto à forma como vão encarar a próxima época de Fórmula 1, pois até aqui as suas contas têm saído mais ou menos ‘furadas’.

No ano passado, ao introduzirem na sua gama pneus bem mais macios, na tentativa de ‘obrigar’ as equipas a fazer pelo menos duas paragens nas boxes, o que acabou por suceder foi que as equipas preferiram gerir o desgaste dos seus pneus, rodando mais lento em pista, de modo a não terem que ir às boxes uma segunda vez.

Houve casos em que isso se tornou impossível, a segunda paragem de Valtteri Bottas neste GP de Abu Dhabi é um perfeito exemplo disto mesmo, mas para o ano a Pirelli pondera ‘assumir’ claramente que os pilotos só vão parar uma vez, e com isso dão-lhes a possibilidade de não se terem que preocupar demasiado com o desgaste dos pneus dos seus monolugares, podendo com isso andar ‘sempre ao ataque’.

Portanto, conservadores, que é igual a uma paragem e pilotos sempre a andar no máximo ou escolhas de pneus ‘agressivas’ e arriscarem-se a que as equipas façam gestão com o andamento dos carros?

O diretor desportivo da Pirelli, Mario Isola, está mais inclinado para escolhas conservadoras, para permitir aos pilotos que andem no máximo que puderem: “A gama está definida, não se pode mudar agora, mas ainda não decidimos o que fazer para o ano. O que vimos este ano foram corridas maioritariamente com uma paragem. Escolhemos pneus cada vez mais macios e as equipas geriam o ritmo, também cada vez mais. Será bom continuarmos com esta forma de atuar? Ou escolhemos misturas mais duras e simplesmente os pilotos podem forçar o máximo? Pessoalmente, penso que é melhor misturas mais duras. Aceitamos que as equipas param só uma vez e permitimos que os pilotos rodem no máximo do que puderem sem terem quer gerir pneus”.

Boa questão, o que escolheria se fosse quem decidia?

José Luís Abreu/AutoSport