Fórmula 1: FIA impõe lei do chinelo…

20/07/2017

Tal como sucedeu muitas vezes no passado, duma reunião do Grupo Estratégico da Fórmula 1 voltou a não sair qualquer decisão, o que não é propriamente uma novidade e por isso, contra a vontade de nove das dez equipas de Fórmula 1, a FIA impôs o Halo para ser introduzido na disciplina já no próximo ano.

Não é por acaso que nove das dez equipas de F1 não o querem, é que apesar de contribuir muito para a segurança dos pilotos, esteticamente é horrível e vai afastar muita gente. Duma só vez a FIA consegue ‘correr’ com mais adeptos da F1 do que, talvez a Liberty já terá conseguido recuperar nestes meses de trabalho.

A FIA alega motivos de segurança, e quando isso sucede não tem que “passar cartão” a ninguém, simplesmente decide. É verdade que a FIA já tinha avisado que se não houvesse acordo e se as equipas continuassem a protelar a questão, ela própria decidiria, o que fez, e desse modo os seus responsáveis ficam de consciências tranquila quanto a um possível acidente. Contudo, como é lógico, o Halo protege em muitas situações, mas não em todas, e por exemplo o acidente que sofreu Felipe Massa em 2009 na Hungria não pode ser evitado pelo Halo.

A GPDA concorda que o Halo não é perfeito em termos visuais, mas entende que a este aumento de segurança não significa menos espetáculo e refere ainda que os pilotos aceitam os argumentos da FIA, apesar da estética horrível.