Francis Obikwelu o mais rápido no circuito do Estoril

14/05/2017

Francis Obikwelu não é só um fantástico e bem conhecido atleta português, recordista nacional dos 100 metros e 200 metros, medalha de Prata nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004, e o primeiro velocista português a ganhar uma medalha a nível internacional.

Nasceu na Nigéria, naturalizou-se português em 2001, e hoje em dia, entre as suas diversas atividades, Obikwelu faz agora o mesmo trabalho com pilotos de automóveis, que com ele fizeram ao longo da sua bem sucedida carreira: “Estou aqui a ajudar na alimentação, no controlo físico e emocional dos pilotos, ajudar a alongar e a soltá-los, preparar -lhes as bebidas, fazer massagens, esse tipo de coisas”, começou por dizer Obikwelu, que trabalha não só o aspeto físico, mas também a mente dos pilotos.

Num meio altamente stressante, sabe bem o que tem que fazer para que os pilotos retirem de si próprios o máximo do seu potencial: “Sempre gostei de velocidade e corridas, sempre foi um mundo em que gostei muito de trabalhar. E consegui concretizar o meu sonho. O Emiliano Ventura ajudou-me bastante e agora é a minha vez de ajudar os pilotos a acreditarem em si. Aprendi muito durante a minha carreira e estou aqui agora a ajudar, a incentivar. Se o carro não está como gostas, tens de dar a volta e acreditar nas tuas capacidades, tu mandas no carro, não é o carro que manda em ti. Faço com que não tenham medo de arriscar, basicamente ajudá-los a fazer o seu melhor”, disse Obikwelu.