Que futuro para o DTM depois do abandono da Mercedes?

25/07/2017

A anunciada saída da Mercedes do DTM para se envolver na Fórmula E levanta sérias dúvidas sobre o futuro do famoso Campeonato Alemão de Carros de Turismo. É que depois do corte nos custos que levou os três construtores – Mercedes, BMW e Audi – a reduzirem o pelotão da competição, Gerhard Berger, o novo responsável pela organização (ITR), afirmou recentemente que a grelha do DTM nunca poderia baixar dos atuais 18 carros.

Não é a primeira vez que o DTM é ameaçado de extinção. O campeonato, conhecido na sua primeira fase como Deutsch Tourenwagen Meistershaft, ‘nasceu’ surgiu em 1984 e durou até 1995, elevando-se a ITC em 1996, antes dos quatro anos de interregno que mediaram até à chegada da segunda fase, já como Deutsche Tourenwagen Masters,

A Mercedes vai para a 18ª época consecutiva de DTM, ao longo das quais conseguiu 10 títulos, 183 vitórias e 128 ‘pole-position’. Números que contribuem para o carisma da marca, quer na Alemanha quer por toda a Europa, já que o campeonato por diversas vezes ultrapassou as fronteiras germânicas, quer na primeira fase, quer já na segunda.

“A ITR, como organizador e promotor do DTM lamenta esta decisão por parte da Mercedes. Temos de respeitar a decisão de uma forma desportiva”, começa por reagir a organização do campeonato em comunicado. “O DTM é uma das competições de carros de turismo mais significativas do Mundo. A Mercedes anunciou a sua retirada no final da época 2018 com bastante antecedência. Isso dá à ITR tempo para analisar a situação e preparar um conceito sustentável para o futuro”, acrescenta no documento.