GP Abu Dhabi F1, Q3: 11ª pole de Lewis Hamilton da época

24/11/2018

Lewis Hamilton assegurou em Abu Dhabi a sua 11ª pole-position da temporada, com um novo recorde para o homem da Mercedes, batendo o seu colega de equipa, Valtteri Bottas por dois décimos. Vettel não conseguiu manter a proximidade para o Mercedes de Hamilton que conseguiu no final da primeira série de voltas, e caiu para terceiro atrás do finlandês do carro prateado, e vai ter o seu colega de equipa Kimi Raikkonen a seu lado na segunda linha. A Red Bull reservou para si a terceira, com Max Verstappen a abortar a sua volta final, ficando atrás de Daniel Ricciardo, que perdeu um posição na volta decisiva, para Raikkonen.
Depois de na primeira série de voltas os seis primeiros terem terminado separados por apenas três décimos, na sua volta final, Hamilton tirou meio segundo ao seu anterior registo, e não deu hipóteses à concorrência. Tal como se esperava e como tem acontecido todo o fim de semana, a boa volta de Vettel ‘morreu’ no terceiro setor, pois só aí perdeu mais de meio segundo, o que foi o suficiente para ficar também atrás de Bottas.
O melhor dos ‘outros’ foi Romain Grosjean, com a Haas a continuar a ser, como tem mostrado durante todo o fim de semana, a melhor depois de Mercedes, Ferrari e Red Bull. O francês foi sétimo na frente de Charles Leclerc, Esteban Ocon e Nico Hulkenberg.

Q2: Charles Leclerc em quinto
É uma posição a que vai ter que se habituar para o ano (ou melhor, se possível) mas que para já com um Alfa Romeo Sauber é muito interessante. Foi o que conseguiu Charles Leclerc, que colocou o seu Sabuer-Ferrari atrás de dois Mercedes, um Red Bull e outro Ferrari na Q2. Passraam à Q3 por esta ordem: 1º Hamilton; 2º Verstappen; 3º Vettel; 4º Bottas; 5º Leclerc; 6º Hulkenberg; 7º Grosjean; 8º Raikkonen; 9º Ocon; 10º Ricciardo, com este último a ‘safar-se’ por pouco, ficando apenas com um avanço de 0.018s face a Carlos Sainz.
A Red Bull pediu a Ricciardo para abortar a sua volta de modo a garantir que fazia o seu melhor tempo com os pneus hiper macios, de modo a que possa, assim, iniciar a corrida com os ultra macios. Mas foi por pouco.
Eliminados ficaram: 11º Sainz; 12º Eriksson; 13º Magnussen; 14º Perez e 15º Alonso, que vai arrancar para a sua última corrida de F1 nesta posição.

Q1: Sem surpresas, a não ser… Toro Rosso parado
Dois Toro Rosso, dois Williams e um McLaren foram eliminados na primeira fase da qualificação para o GP de Abu Dhabi de Fórmula 1. Por esta ordem, foram eliminados 16º Hartley; 17º Gasly; 18º Vandoorne; 19º Sirotkin; 20º Stroll.
Passaram à Q2, também por esta ordem: 1º Vettel; 2º Bottas; 3º Hamilton; 4º Ocon; 5º Raikkonen; 6º Ricciardo; 7º Leclerc; 8º Verstappen; 9º Perez; 10º Hulkenberg; 11º Grosjean; 12º Ericsson; 13º Sainz; 14º Alonso; 15º Magnussen. Pierre Gasly, parou na sua última volta de qualificação: “Perdi tudo, perdi tudo! Perdi potência, há fumo a sair do motor” disse Gasly.