Depois de na primeira série de voltas os seis primeiros terem terminado separados por apenas três décimos, na sua volta final, Hamilton tirou meio segundo ao seu anterior registo, e não deu hipóteses à concorrência. Tal como se esperava e como tem acontecido todo o fim de semana, a boa volta de Vettel ‘morreu’ no terceiro setor, pois só aí perdeu mais de meio segundo, o que foi o suficiente para ficar também atrás de Bottas.
O melhor dos ‘outros’ foi Romain Grosjean, com a Haas a continuar a ser, como tem mostrado durante todo o fim de semana, a melhor depois de Mercedes, Ferrari e Red Bull. O francês foi sétimo na frente de Charles Leclerc, Esteban Ocon e Nico Hulkenberg.
Q2: Charles Leclerc em quinto
É uma posição a que vai ter que se habituar para o ano (ou melhor, se possível) mas que para já com um Alfa Romeo Sauber é muito interessante. Foi o que conseguiu Charles Leclerc, que colocou o seu Sabuer-Ferrari atrás de dois Mercedes, um Red Bull e outro Ferrari na Q2. Passraam à Q3 por esta ordem: 1º Hamilton; 2º Verstappen; 3º Vettel; 4º Bottas; 5º Leclerc; 6º Hulkenberg; 7º Grosjean; 8º Raikkonen; 9º Ocon; 10º Ricciardo, com este último a ‘safar-se’ por pouco, ficando apenas com um avanço de 0.018s face a Carlos Sainz.
A Red Bull pediu a Ricciardo para abortar a sua volta de modo a garantir que fazia o seu melhor tempo com os pneus hiper macios, de modo a que possa, assim, iniciar a corrida com os ultra macios. Mas foi por pouco.
Eliminados ficaram: 11º Sainz; 12º Eriksson; 13º Magnussen; 14º Perez e 15º Alonso, que vai arrancar para a sua última corrida de F1 nesta posição.
Q1: Sem surpresas, a não ser… Toro Rosso parado
Dois Toro Rosso, dois Williams e um McLaren foram eliminados na primeira fase da qualificação para o GP de Abu Dhabi de Fórmula 1. Por esta ordem, foram eliminados 16º Hartley; 17º Gasly; 18º Vandoorne; 19º Sirotkin; 20º Stroll.
Passaram à Q2, também por esta ordem: 1º Vettel; 2º Bottas; 3º Hamilton; 4º Ocon; 5º Raikkonen; 6º Ricciardo; 7º Leclerc; 8º Verstappen; 9º Perez; 10º Hulkenberg; 11º Grosjean; 12º Ericsson; 13º Sainz; 14º Alonso; 15º Magnussen. Pierre Gasly, parou na sua última volta de qualificação: “Perdi tudo, perdi tudo! Perdi potência, há fumo a sair do motor” disse Gasly.