GP Austrália Fórmula 1: Tudo o que há para saber

22/03/2018

Albert Park, em Melbourne, marca a partir da próxima madrugada o início do Mundial de Fórmula 1 de 2018, o primeiro de 21 Grandes Prémios que compõem esta temporada.

Depois de nos oito dias de testes de pré-época- sete para ser mais preciso – se ter visto muita ‘areia para os olhos’, é a partir da próxima madrugada que os trunfos se vão jogar. As equipas levaram para Melbourne todos os mais recentes updates aos carros, e por tudo isso a ‘ordem’ não é para já clara.

Nem o será no final da primeira ou segunda sessões de treinos livres, na terceira já será mais fidedigna, essa ‘ordem’, pois as equipas já acertaram os seus carros e todos rodarão nessa altura o mais perto possível da ‘verdade’. Por fim, na qualificação é que se vai saber quem é rápido, ou não. Depois, a corrida de domingo de Albert Park vai explicar um pouco mais, se bem que nem depois disso haverá certezas, porque Melbourne é diferente de tudo o resto. Mas já haverá uma ideia bem formada…

A Mercedes tem sido a força dominante desde 2014, quando começou a era turbo híbrida, e desde aí tem vencido todos os títulos, quatro ‘mais’ quatro, pilotos e construtores, algo que na história da F1 só a McLaren, Ferrari e Red Bull conseguiram. Se repetirem o feito, passam a ser apenas dois, pois só a Ferrari conseguiu cinco títulos seguidos.

Como estão as equipas
Lewis Hamilton é considerado o principal favorito em Melbourne e há boas razões para isso. Na suas 11 tentativas, fez a pole 6 vezes. A Mercedes fez quatro poles seguidas em Melbourne, e venceu três das últimas quatro corridas. Mas foi a Ferrari, por intermédio de Sebastian Vettel que venceu o ano passado…

Quanto à Red Bull, nem Max Verstappen ou Daniel Ricciardo terminaram no pódio em Melbourne, sendo 5º e 4º os seus melhores resultados.

Para lá das ‘três grandes’ nenhuma outra equipa tem condições para vencer, exceção feita a uma corrida caótica e cheia de incidentes. O que também não seria demasiado estranho em Melbourne…

Horários:

Treino Livre 1 01h00
Treino Livre 2 05h00
Treino Livre 3 03h00
Qualificação 06h00
Corrida 06h10

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.