GP Áustria F1: Pole-position para Valtteri Bottas

Pole position para Valtteri Bottas, que bateu Lewis Hamilton por 0.019s, com a Mercedes a reservar para si a primeira linha da grelha de partida do GP da Áustria de F1.

Apesar da boa reação dos Ferrari, que ficaram em terceiro e quarto, estes pouco puderam fazer face aos Mercedes, que voltam na qualificação a fazer uma dobradinha, tal como já tinha sucedido nas duas primeiras sessões de treinos livres. Na terceira sessão de treinos livres a Ferrari tinha reagido, mas na hora da verdade, na qualificação, a Mercedes colocou a Ferrari a três décimos, mostrando que está melhor nesta pista.

Assim sendo, as duas primeiras linhas da grelha de partida ficam ocupadas pela Mercedes e Ferrari, sendo que na terceira há uma surpresa, já que para lá do quinto lugar de Max Verstappen, Romain Grosjean colocou o seu Haas na sexta posição, na frente de Daniel Ricciardo. Kevin Magnussen foi oitavo na frente dos dois Renault, com Carlos Sainz na frente de Nico Hulkenberg.

Nas derradeiras tentativas, Vettel e Raikkonen melhoraram os seus registos, mas também Bottas e Hamilton o fizeram com o piloto finlandês a manter-se 0.019s na frente do seu colega de equipa. Antes, nas primeiras tentativas, a Mercedes tinha colocado os seus dois Mercedes na frente, com Vettel a não conseguir fazer melhor que sexto, quase a um segundo de Valtteri Bottas, que foi o mais rápido na frente de Lewis Hamilton (+0.533s), Kimi Raikkonen (+0.718s); Max Verstappen (+0.797s), Daniel Ricciardo (+0.988s), Sebastian Vettel (+0.996s), o que mostra vários pilotos com voltas bem abaixo do seu melhor. No pólo oposto, este registo de Valtteri Bottas, 1:03.264 era o novo recorde de pista…

Q2: Sem surpresas a Q2 com a eliminação de Esteban Ocon, Pierre Gasly, Charles Leclerc, Fernando Alonso e Lance Stroll.

À fase decisiva e por esta ordem passaram: Vettel, Hamilton, Bottas, Raikkonen, Verstappen, Grosjean, Magnussen, Ricciardo, Sainz e Hulkenberg. Leclerc caiu para 18º na grelha devido à penalização de cinco posições devido a troca de caixa de velocidades.
Fernando Alonso saiu de pista na penúltima curva do traçado de Red Bull Ring, na sua derradeira tentativa. Pela segunda qualificação consecutiva, a Haas colocou os seus dois carros na Q3.

Q1: Meia surpresa na Q1, com a eliminação de Sérgio Pérez (apanhou demasiado tráfego, segundo explicou), com Stoffel Vandoorne, Sergey Sirotkin, Brendon Hartley e Marcus Ericsson a ficarem de fora da primeira fase da qualificação. Charles Leclerc saiu de pista mas logrou regressar e passar à fase seguinte, ficando por lembrar que o monegasco tem cinco lugares para cumprir na grelha, como penalização, devido à troca não agendada de caixa de velocidades no seu Alfa Romeo Sauber. Passaram à Q2, por esta ordem: Hamilton, Bottas, Raikkonen, Grosjean, Verstappen, Vettel, Magnussen, Ricciardo, Hulkenberg, Sainz, Alonso, Leclerc, Gasly, Ocon, Stroll.