Baku entrou na F1 pela mão de Bernie Ecclestone em 2016. Bernie quis antecipar a entrada do circuito no calendário para 2015, dada a quebra no contrato dos organizadores do GP da Coreia, mas sem sucesso e a estreia deu-se no ano inicialmente previsto com o nome de GP da Europa. O traçado foi pensado por Hermann Tilke e apresenta as características típicas de um citadino, sendo um traçado pouco fluindo e lento, com um asfalto pouco aderente e pouco abrasivo. Tem também especificidades próprias, com rectas longas e uma secção interior muito estreita, que se tornou no cartão de visita da pista e embora não proporcione ultrapassagens e a zona mais interessante do traçado. Na primeira edição surgiram alguns problemas com a Pirelli a verificar cortes nos pneus devido a parafusos mal colocados, algo resolvido. E ao contrário do que se poderia inicialmente pensar o traçado tem dado corridas interessantes de seguir, com surpresas e motivos de discussão .
Pontos de Interesse
Nos testes de inverno em Barcelona ficou-se com a impressão que os Mercedes estaria de novo muito fortes e que a concorrência estaria por esta altura a correr atrás do prejuízo. Afinal é a Mercedes que está sem conseguir vencer e mais que isso, algo preocupada com a situação actual. O problema que se coloca neste momento é de pneus e o chassis da marca germânica é de extremos… ou não permite aquecer os pneus ou aquece-os em demasia. Não é uma situação fácil de gerir e serão necessárias muitas horas extras para os engenheiros darem a volta à situação. Algo que já aconteceu no passado e por isso parece algo estranho a Mercedes estar a dramatizar tanto a situação. Se há equipa com recursos para enfrentar este tipo de problemas é esta. Bluff ou preocupação real? No papel, o andamento da Mercedes no último GP não foi o melhor mas ainda assim estiveram em posição para lutar pela vitória.
A Ferrari por seu lado goza um período positivo. A última corrida não correu como quereriam mas duas vitórias, um pódio e o primeiro lugar nesta fase, com um carro que parece ser o mais versátil do grid e com capacidade para render nos mais diversos cenários, parece ser uma situação positiva para a Scuderia. Vão para o Azerbaijão com a moral em cima e com a noção de que estarão teoricamente na luta pela vitória. Já a Red Bull, que venceu no ano passado, estará à espera que os possíveis incidentes de corrida (nos traçados citadinos é mais comum acontecer) possam coloca-los de novo numa situação mais favorável. As grandes rectas de Baku não são muito amigas dos motores menos potentes mas a Red Bull já provou que consegue encontrar soluções engenhosas para chegar ao pódio.
As lutas para as restantes vagas do top 5 serão também animadas. A Renault mostrou mais argumentos na última corrida e Hulkenberg está em excelente forma. É talvez esta a hora para os homens de amarelo se mostrarem e assumirem definitivamente um lugar nos cinco primeiros. Para isso enfrentarão a concorrência da Haas, a única equipa que de momento parece estar ao nível dos franceses. A equipa americana continua bem e Magnussen está muito forte. Nesta duas equipas temos casos semelhantes. Um piloto em grande e outro à procura da melhor forma. Sainz e Grosjean estão abaixo do que se esperava deles (mais o francês) e terão de recuperar depressa, correndo o risco de ver os colegas de equipa fugirem em demasia na tabela. Dos outros dois espera-se a continuação do bom momento e se possível que se encontrem em pista pois há assuntos inacabados entre ambos que seriam interessantes de serem “debatidos” em pista.De seguida devermos ter a Force India e a McLaren. Este par também tem muitas similaridades, com problemas nos seus chassis. O rendimento de ambas está abaixo do desejável e não se esperam grandes melhorias nesta corrida, ficando a cargo do talento dos pilotos e dos estrategas retirar o máximo desta prova. A McLaren tem conseguido fazer isso na perfeição enquanto a Force India tem tido algum azar do seu lado. De realçar que tanto Ocon como Perez estão este ano interessados nas possíveis vagas de Ferrari e Mercedes e dado o nível de performance poderão começar a ficar frustrados com a situação actual. Na largada da China deu para entender que se voltar a haver um novo toque como em Baku no ano passado o ambiente vai azedar muito.
A Toro Rosso mantém-se um ponto de interrogação. Se no Bahrein estiveram muito fortes, em Xangai tiveram um fim de semana para esquecer e a performance piorou significativamente. Qual a verdadeira Toro Rosso? Como irá reagir Gasly ao erro? E Hartley, conseguirá finalmente mostrar mais?
A Sauber e a Williams deverão lutar entre si pelo pouco apetecível prémio do melhor dos últimos. Leclerc tem tido vários erros, que podem estar a afetar a sua confiança, o que num citadino como o de Baku não é bom e os homens da Williams continuam a enfrentar a desconfiança do público em geral. Stroll teve uma prestação melhor na China e regressa a uma pista onde já subiu ao pódio… este ano sem aspirações para tal.
Dados estatísticos da pista:
Nº de voltas: 51
Distância de corrida: 306.051km
Volta mais rápida: Sebastian Vettel, Ferrari, 1:43.441
Pneus escolhidos:
Tabela classificativa:
Pos. | Piloto | Equipa | Vitórias | Pontos |
---|---|---|---|---|
1 | Sebastian Vettel | Ferrari | 2 | 54 |
2 | Lewis Hamilton | Mercedes | 0 | 45 |
3 | Valtteri Bottas | Mercedes | 0 | 40 |
4 | Daniel Ricciardo | Red Bull | 1 | 37 |
5 | Kimi Raikkonen | Ferrari | 0 | 30 |
6 | Fernando Alonso | McLaren | 0 | 22 |
7 | Nico Hulkenberg | Renault | 0 | 22 |
8 | Max Verstappen | Red Bull | 0 | 18 |
9 | Pierre Gasly | Toro Rosso | 0 | 12 |
10 | Kevin Magnussen | Haas | 0 | 11 |
11 | Stoffel Vandoorne | McLaren | 0 | 6 |
12 | Carlos Sainz | Renault | 0 | 3 |
13 | Marcus Ericsso | Sauber | 0 | 2 |
14 | Esteban Ocon | Force India | 0 | 1 |
15 | Sergio Perez | Force India | 0 | 0 |
16 | Charles Leclerc | Sauber | 0 | 0 |
17 | Romain Grosjean | Haas | 0 | 0 |
18 | Lance Stroll | Williams | 0 | 0 |
19 | Sergey Sirotkin | Williams | 0 | 0 |
20 | Brendon Hartley | Toro Rosso | 0 | 0 |
Pos. | Equipas | |
---|---|---|
1 | Mercedes | 85 |
2 | Ferrari | 84 |
3 | Red Bull | 55 |
4 | McLaren | 28 |
5 | Renault | 25 |
6 | Toro Rosso | 12 |
7 | Haas | 11 |
8 | Sauber | 2 |
9 | Force India | 1 |
10 | Williams | 0 |
Fábio Mendes