GP Brasil: Hamilton vence e Mercedes é campeã do mundo de F1

11/11/2018

Lewis Hamilton venceu o GP do Brasil de Fórmula 1, numa corrida em que a Red Bull brilhou. Max Verstappen venceria a corrida se não tivesse sido abalroado por Esteban Ocon, quando era líder. Com este resultado, a Mercedes é Campeão do Mundo de Construtores.

Lewis Hamilton venceu uma corrida em que os quatro primeiros terminaram separados por apenas 5.193s. O inglês da Mercedes venceu, mas pode agradecê-lo a um piloto do seu programa de jovens, Esteban Ocon, que quando Max Verstappen liderava, pouco depois de ter sido dobrado, tentou desdobrar-se a colidiu com o Red Bull do holandês, que perdeu a liderança e ficou com uma boa margem para recuperar face a Hamilton. Mesmo com o carro danificado, foi atrás de Hamilton e terminou a corrida nos escapes do Mercedes. Uma grande corrida de Verstappen que dificilmente deixaria de vencer se não fosse o incidente com Ocon, que foi penalizado com um Stop&go.

Sendo verdade que nos treinos livres e qualificação não se viu uma Red Bull como potencial vencedora em Interlagos a verdade é que tanto Verstappen como Daniel Ricciardo fizeram uma excelente corrida, com o australiano a partir de 11º e a terminar em quarto, muito perto de Kimi Raikkonen, que terminou a corrida em terceiro, depois de aproveitar um erro do seu colega de equipa, Sebastian Vettel, que realizou uma corrida muito abaixo do que já lhe vimos. É verdade que a motivação não ajuda, mas perdeu a primeira linha logo após a partido, onde foi passado por Valtteri Bottas e daí para frente perdeu para o colega de equipa e ainda para os dois Red Bull.

Os dois homens da Ferrari trocaram de posição três vezes. Raikkonen passou Vettel quendo este alargou a trajetória, perdeu a posição nas boxes, mas mais tarde a Ferrari disse a Vettel para o deixar passar.

Valtteri Bottas rodou na segunda posição na fase inicial da corrida, mas acabou a corrida em quinto atrás de Daniel Ricciardo, que arrancou de 11º da grelha.

A Sauber venceu a corrida do segundo pelotão com Charles Leclerc a realizar nova grande exibição, terminando na sétima posição. Já o seu colega de equipa, Marcus Ericsson, que tinha sido promovido a sexto na grelha devido às penalizações, fez uma corrida da frente para trás muito rapidamente, envolveu-se num pequeno incidente, perdeu várias peças do seu monolugar, até que depois de um pião, abandonou, rumando às boxes.

Romain Grosjean foi oitavo, na frente do seu companheiro de equipa na Haas, Kevin Magnussen. Sergio Perez fechou o top 10.
Brendon Hartley foi 11º depois de Pierre Gasly ter recusado várias vezes uma ordem para o deixar passar, do pitwall da Toro Rosso. Carlos Sainz ficou colocado entre ambos. Nico Hulkenberg abandonou, já que a equipa detetou um sobreaquecimento excessivo no motor.
Com estes resultados, a Haas recuperou cinco pontos à Renault, mas está ainda a 25, antes de Abu Dhabi.