GP Canadá F1: ‘Desempate’ ou novo vencedor?

06/06/2018

Seria no mínimo interessante uma quarta equipa a vencer este ano, mas a maior probabilidade é ser um dos pilotos da Mercedes, Ferrari ou Red Bull a desempatar o número de vitórias este ano, pois todas têm dois triunfos, nas seis corridas realizadas…

Realiza-se no fim de semana a sétima prova do Mundial de F1, uma corrida que se espera, como é habitual em Montreal, muito imprevisível. Até aqui, as vitórias dividiram-se equitativamente entre as três grandes, com dois triunfos para a Mercedes, Ferrari e Red Bull. Portanto, este fim de semana a pergunta é simples: Quem desempata? Ou poderá haver alguma surpresa com um triunfo fora dessas três equipas?

A história recente aponta os Flechas de Prata como os favoritos, com Lewis Hamilton a um triunfo de igualar os sete conseguidos no Circuit Gilles-Villeneuve, por Michael Schumacher. Nos últimos quatro anos, o piloto inglês da Mercedes venceu três vezes, sendo que o ano passado o triunfo foi para a Ferrari.

Contudo, a Ferrari e a Red Bull, já mostraram este ano que estão igualmente fortes, e com os novos pneus híper macios da Pirelli, que se estrearam no Mónaco, essa pode ser uma variável interessante este fim de semana, pois locais para ultrapassar é ‘coisa’ que não falta em Montreal.

Depois de dois triunfos a abrir o campeonato, a Ferrari está há quatro corridas sem vencer e não triunfa no Canadá desde 2004. Por outro lado a Red Bull tem aproveitado bastante bem as ‘baixas’ dos seus adversários e não enjeitou hipóteses de vencer. E Daniel Ricciardo também já sabe como é vencer no Canadá.

Interessante vai ser também a luta entre as equipas do segundo pelotão. Neste momento a Renault está na frente da McLaren, a Force India tem vindo a melhorar e esteve bem no Mónaco, enquanto a Haas e a Toro Rosso não estão muito atrás. Também não podemos esquecer a Sauber, pois Charles Leclerc tem vindo cada vez a brilhar mais.

Por fim, a Williams, que tem no seu line up o único canadiano do plantel, mas esperar que Lance Stroll possa dar alguma alegria – e por alegria entenda-se pontuar – é algo que em condições normais será muito difícil.

Se vencer, Lewis Hamilton empata com Michael Schumacher, que tem sete triunfos em Montreal, Fernando Alonso cumpre o seu 300º Grande Prémio, Valtteri Bottas também pode fazer um bom resultado no Canadá pois é a pista em que curiosamente, tem três pódios, nos últimos três anos.

Quanto aos pneus, a Pirelli nomeou os mesmos do Mónaco, híper macios, ultra macios e super macios sendo que os primeiros, são utilizados apenas pela segunda vez este ano, sendo que esta será a ‘verdadeira’ estreia do pneus, e onde se poderá atestar as suas capacidades, pois o Mónaco é um circuito completamente atípico para a F1.
Quanto à meteorologia, a chuva pode sempre surpreender (alguém se lembra de interrupção de duas horas que teve a corrida de 2011?), mas a verdade é que de acordo com as previsões irá estar bom tempo, esperam 23 graus Celsius no sábado e 21 no domingo da corrida.
Uma coisa é certa. Dificilmente a corrida será tão chata como a do Mónaco…

Horários

Sexta, 8 de Junho
15H00 Treinos Livres 1
19H00 Treinos Livres 2

Sábado, 9 de Junho
16H00 Treinos Livres 3
19H00 Qualificação

Domingo, 10 de Junho
19H10 Corrida