GP China F1: Hamilton na frente e mais uma roda mal apertada

13/04/2018

A segunda sessão de treinos livres deu-nos novamente uma ideia do que a corrida poderá ser. A primeira parte da sessão decorreu com a pista seca, mas com 40% de hipótese de chuva, que surgiu muito perto do final da sessão, que permitiu a alguns carros experimentar as sensações do asfalto molhado, o que irá complicar a vida aos pilotos amanhã pois os níveis de aderência não serão os que a maioria deseja.

Nas simulações de qualificação, Hamilton esteve ao seu nível e colocou o tempo mais rápido na tabela que se manteve até ao final da sessão. Seguiu-se Kimi Raikkonen, Valtteri Bottas, Sebastian Vettel e Verstappen.

O vento forte ainda causou algumas complicações e depois de algumas saídas de pista no TL1, no TL2 tivemos ainda um par de carros a ficar virados para o lado errado da pista.

A Renault apareceu nesta segunda sessão mais forte com Hulkenberg em sexto e Sainz em oitavo, Magnussen separou os dois pilotos da Renault, mostrando que está claramente melhor que Grosjean nesta fase do campeonato. O francês explicou que o seu colega de equipa gosta de um carro mais subvirador, algo que não se adapta ao seu estilo e por isso tem tido mais dificuldade em acompanhar o ritmo do dinamarquês.

Ricciardo não se destacou neste segundo treino em nono com Alonso a fechar o top 10.

A estratégia vai ter um papel determinante nesta corrida e a escolha de pneus da Pirelli vai dar muito que pensar aos engenheiros. Os ultra-macios não deverão durar muito mais que 5 voltas, 10 no máximo dependendo do carro, do piloto e das condições de pista. Este factor irá decidir as estratégias para a qualificação (algumas corridas poderão arriscar os macios na Q2) e na corrida (quem conseguir fazer durar mais os pneus terá mais hipóteses de ter uma estratégia mais adequada).

Destaque para uma nova falha nas boxes, desta vez na McLaren. Vandoorne saiu para a pista com uma roda mal apertada o que o obrigou a parar no meio da pista. Têm sido infelizmente muitos os casos de rodas mal apertadas e a FIA irá com certeza estar muito atenta a esta situação. No entanto a McLaren está surpreendida com o que aconteceu pois o sistema da equipa não tão automatizado quanto outros e o mecânico da equipa tem praticamente a certeza que o parafuso estava bem apertado. Algo que terá de ser investigado.

O primeiro dia está concluído e o que se esperava parece confirmar-se… a Mercedes tem um carro mais adequado a esta pista, a Ferrari não está muito longe e a Renault parece estar finalmente mais perto do top 5, acompanhado pela Haas.

TREINO LIVRE 2 – RESULTADOS


TREINO LIVRE 1 – RESULTADOS