GP da Austrália F1: Hamilton alcança primeira pole do ano

Foi uma sessão de qualificação à imagem de muitas no passado recente. Hamilton voltou a encontrar tempo onde mais ninguém consegue e fez uma super-volta na primeira qualificação do ano.

Na Q1 vimos os principais candidatos aos últimos lugares confirmarem a “candidatura” com os Sauber, ainda longe do ideal, o Williams de Sirotkin e os Toro Rosso a ficarem de fora do resto da qualificação. A “surpresa” chegou da parte de Stroll que fez um bom tempo e conseguiu assim uma vaga para a Q2. Nesta fase Hamilton era o mais rápido, seguido de Raikkonen que parecia em melhor forma que Vettel. Os Red Bull também mostravam um andamento interessante mas sentia-se que na Q3, com os motores Mercedes e Ferrari no máximo não conseguiriam chegar ao top3.

Na Q2 foi a vez dos Force India dos McLaren e de Stroll ficarem de fora, enquanto os Renualt e os Haas passavam à Q3 como previsto pelo rendimento das equipas. Desta feita foi Vettel o mais rápido e o alemão mostrava que a Scuderia teria ainda uma palavra a dizer na Q3.

A Q3 começou da pior maneira para Bottas que saiu de pista e estragou o fim de semana. O carro ficou muito danificado tal como o ego do piloto que começa da pior forma o ano. Na Q3 Hamilton foi a estrela e fez um tempo espectacular na última volta lançada, não dando hipóteses à concorrência.

Destaques:

Hamilton: Mais uma grande volta e mais uma vez a mostrar porque é considerado o melhor em qualificação

Ferrari: estão na luta e mostraram que a distância para os Mercedes não é tão grande quanto se previa e em corrida podem ter uma palavra a dizer

Red Bull: vão jogar com uma estratégia alternativa amanhã e podem tentar o pódio. Verstappen parece mais em forma que Ricciardo.

Toro Rosso: esperava-se mais. Depois das prestações nos testes ficar de fora na Q1 é pouco. Afinal ainda não é tudo um mar de rosas e há ainda trabalho pela frente

Luta pelo meio da tabela: as previsões estavam certas e a Renault/Haas estão acima das restantes enquanto a McLaren está na luta com a Force India este fim de semana pelos lugares nos pontos.

Bottas: se queria convencer a Mercedes a renovar contrato, esta não foi a melhor forma de começar. Fica sob pressão desde a primeira corrida e não mostrou andamento para igualar Hamilton.

Tempos