GP da Grã-Bretanha: Sexta pole de Hamilton em Silverstone

07/07/2018

Foi muito equilibrado, mas Lewis Hamilton deu uma grande alegria aos seus adeptos e assegurou a pole position do GP da Grã-Bretanha de Fórmula 1 ao bater Sebastian Vettel por 0.044s e Kimi Raikkonen por 0.098s, naquela que é a luta mais equilibrada em muito tempo.

O piloto inglês estava empatado com Jim Clark, passando agora a ser o piloto britânico com mais poles em ‘casa’. Um bom dia para os ingleses, que pode melhorar se a Inglaterra se portar bem no jogo com a Suécia no Mundial de futebol…

Depois de ter revelado no final desta qualificação que de manhã nem sabia se conseguiria participar, devido ao problema que teve no pescoço, Vettel mostrou-se satisfeito com o segundo lugar.

Valtteri Bottas foi quarto depois de ter que corrigir uma trajetória na derradeira curva, perdendo 0.325s para Hamilton. Max Verstappen e Daniel Ricciardo foram quarto e quinto, por esta ordem, com o australiano a queixar-se de problemas com o DRS. Logo a seguir ficaram os dois Haas, de Kevin Magnussen e Romain Grosjean. Charles Leclerc foi nono na frente de Esteban Ocon, com o jovem francês a colocar o seu Alfa Romeo Sauber pela segunda vez no Top 10 da qualificação.

Depois do seu acidente no terceiro treino livre, Brendon Hartley não participou nesta sessão, onde os dois Williams se despistaram na Q1. Não seria provável passarem à Q2, mas pelo menos ficou provado que estavam a tentar. Carlos Sainz também foi eliminado na Q1, com o espanhol a queixar-se do tráfego. Vai arrancar de 16º, uma posição que não é habitual para ele há muito. Os dois Renault ficaram fora do top 10, com Nico Hulkenberg a terminar na 11ª posição a Q2.

Fernando Alonso teve mais uma má qualificação, foi 13º com Pierre Gasly a terminar dois décimos mais atrás. Marcus Ericsson ficou longe do seu colega de equipa na Sauber, terminando em 15º. Stoffel Vandoorne continua em má forma, sendo eliminado na Q1 pela terceira vez consecutiva.