GP da Malásia F1: Tudo ou nada para Vettel

28/09/2017

Sendo verdade que a matemática não permite que as contas fiquem encerradas já no próximo fim de semana da Malásia, a corrida de Sepang será mais ou menos um tudo ou nada para Sebastian Vettel, que depois de perder uma bela oportunidade de recuperar ou mesmo anular a margem que Lewis Hamilton tinha à partida da corrida de Singapura, o que aconteceu foi o piloto inglês sair de lá com 28 pontos de avanço para o alemão da Ferrari que deverá ter tido das semanas bem difíceis depois de tudo o que lhe aconteceu – por culpa própria – em Singapura.

Para os adeptos lusos a primeira coisa com que têm que contar este fim de semana é um bom despertador, pois se a corrida até tem um horário que não é mau de todo – apesar de ser a um domingo – a qualificação e especialmente os treinos livres são a horas impróprias para Portugal. (veja o horário em baixo).

Esta é claramente uma corrida crucial para as pretensões de Sebastian Vettel poder chegar ao título, e em Sepang ou começa a ganhar ‘alguma coisa’ ou nada feito. Mas porque sabemos que as coisas na F1 podem mudar num ápice basta falar do que sucedeu a Lewis Hamilton o ano passado nesta mesma pista, com o rebentamento do motor do seu Mercedes quando liderava destacado a corrida e embora saibamos que seria coincidência a mais algo semelhante suceder, na F1, como no desporto motorizado em geral temos que estar sempre preparados para tudo.

Nesta pista a Ferrari irá, no mínimo, fazer jogo igual com a Mercedes de quem não se espera, como sucedeu em Singapura, qualificar-se atrás dos Red Bull, que venceram o ano passado nesta pista. Desde 2011 que nunca é a mesma equipa a repetir um triunfo em Sepang, e se podemos dizer que a Ferrari venceu duas vezes nos últimos cinco anos a verdade é que nas últimas três corridas houve três vencedores diferentes.

Um dos sinais que mostra a agressividade com que a Ferrari vai para Sepang é a escolha de pneus (que já foi feita há algum tempo) sendo que essa escolha é mais agressiva que a da Mercedes, mais conservadora.

Sendo verdade que Vettel precisa de atacar, Hamilton quer-se vingar de Sepang, sítio onde o ano passado praticamente ‘condenou’ o seu mais de que provável título. Provavelmente, daqui a um ano, antes de Singapura estamos a dizer o mesmo de Vettel, mas com a diferença que há duas semanas a vitória ajudava, mas não decidia nada. Se Hamilton tivesse ganho o ano passado em Sepang, muito dificilmente Rosberg teria sido campeão.

A chuva é outra forte possibilidade a considerar em Sepang, e se isso acontecer, a corrida passa a ser uma autêntica lotaria. Para já a previsão fala em 32º, aguaceiros matinais e chuva forte à tarde. Se ‘apanha’ a corrida ou não é difícil dizer neste momento. Lembram-se de 2009? A corrida nem sequer terminou…

De resto, acredita-se que a Red Bull vai andar sozinha atrás da Mercedes e Ferrrari mas bem à frente do segundo pelotão que pode ter os Williams bem mais à frente do que tem sido habitual nas últimas provas. A Force India vai estar forte, e vamos ver a Renault, que tem crescido claramente nas últimas corridas, até porque Nico Hülkenberg vai ter um motor novo.

Na Toro Rosso há a motivação do quarto lugar de Carlos Sainz em Singpaura e a Haas também está consistente, sem conseguir ir mais longe do que obter aqui e ali, pontos. Uma das sensações do fim de semana será a novidade Pierre Gasly, que substitui Daniil Kvyat. Portanto, há muitos e bons motivos para acordar cedo no sábado e domingo, e caso a corrida seja tão intensa quanto foi em Singapura, vai mesmo despertar de vez…

Horário (Portugal continental)
Sexta, 29 de Setembro
Treino Livre 1: 4h00
Treino Livre 2: 8h00

Sábado, 30 de Setembro
Treino Livre 3: 7h00
Qualificação: 10h00

Domingo, 1 de Outubro
Corrida: 08h00