GP de França: Prognósticos só no fim da corrida…

21/06/2018

O GP de França é a corrida que se segue no Mundial de F1, evento que marca o regresso ao Circuito Paul Ricard, naquele que é o primeiro Grande Prémio da França naquele local desde 1990.

Com as três principais equipas, Red Bull, Ferrari e Mercedes, todas elas com vitórias até agora (a única que se destaca é a Ferrari com mais um triunfo) agora é a vez de Paul Ricard, um circuito novo para todos. Só por curiosidade, Alain Prost Ferrari 641/V12 venceu o último Grande Prémio de França neste circuito, em 1990. Poderá ser um bom presságio para a Ferrari? Nada disso, pois ninguém sabe que melhor se pode adaptar a esta pista. Acreditamos que qualquer das três ‘grandes’ pode triunfar.

Curiosamente, Hamilton não faz segredo que não gosta muito da pista, e isso pode pesar um pouco. Mas muito pouco. Espera-se que Paul Ricard seja um circuito de ‘motor’, mas o Canadá também o era e Max Verstappen, piloto da Red Bull, liderou as três sessões de treinos de treinos livres, e acabou a corrida em terceiro. Em teoria, será uma pista para a Mercedes ou Ferrari, mas ninguém garante que na prática vá ser assim, pois a Red Bull tem estado cada vez melhor.

A verdade é que Vettel e Hamilton partem para França separados por um ponto, e apesar de ainda estarmos longe do fim do campeonato, todos os pontos são importantes.
Mas a luta não se resume aos dois primeiros do campeonato, já que os pilotos da Red Bull e os restantes pilotos da Mercedes e Ferrrari têm uma palavra a dizer. Mas só depois dos treinos livres se terá uma ideia melhor da correlação de forças.

Outra luta que se espera interessante é a da Renault com a McLaren pelo quarto lugar dos Construtores, sendo que os franceses têm vindo a destacar-se. A Pouco e pouco, mas a destacar-se. Se a Renault está consistente, a McLaren já não pontua há duas corridas, e nesse particular, não se espera que Alonso volte a vencer este fim de semana em França, mas a sua motivação pode ajudar a equipa a regressar a bons resultados. Já Stoffel Vandoorne, parece estar a ir-se abaixo, pelo menos na motivação.

Depois de um começo mau, a Force India está a melhorar a cada corrida que passa, a Haas depois de um bom começo de ano, melhor em andamento do que resultados, agora nem uma coisa nem outra. Charles Leclerc continua a fazer boas corridas com a Sauber, na Toro Rosso desconfia-se que ao contrário de Pierre Gasly, Brendon Hartley tem os dias contados, e na Williams, ninguém quer atirar a toalha ao chão, mas também ninguém consegue fazer algo que mude o atual estado das coisas.

Eis os horários do Grande Prémio de França de F1.

Horários
Sexta, 22 de Junho
11h00 Treinos Livres 1
15h00 Treinos Livres 2
Sábado, 23 de Junho
12h00 Treinos Livres 3
15h00 Qualificação
Domingo, 24 de Junho
15h10 Corrida