GP do Bahrein: Ferrari garante primeira fila e sorri no deserto

07/04/2018

A Ferrari confirmou na qualificação do Bahrein que nesta pista está mais forte que a concorrência com Sebastain Vettel a assegurar a pole na frente de Kimi Raikkonen, com valterri Bottas a ser terceiro na frente do seu colega de equipa, Lewis Hamilton, que com a penalização vai arrancar de nono.

Daniel Ricciardo foi quinto na frente de um excelente Pierre Gasly, que com a penalização de Hamilton vai arrancar de quinto, o que há muito não sucedia à Toro Rosso.

Vettel bateu Raikkonen por 0.143s, depois do finlandês na primeira série de voltas ter batido o alemão por 0.095s. Valtteri Bottas ainda se aproximou de Raikkonen mas não o passou.

Hamilton foi o único piloto que utilizou pneus macios na Q2, portanto vai iniciar a corrida com esses pneus, o que indicia uma tática diferente dos homens da frente, que vão ter que parar bem mais cedo.
Kevin Magnussen voltou a mostrar o bom andamento da Haas, foi sétimo, com Nico Hulkenberg e Carlos Sainz a fazerem uma sanduíche a Esteban Ocon, que foi nono.

Vettel: “Foi intenso, tudo bem na 2ª tentativa, estou muito feliz o carro tem estado excelente. Se o carro responde é um prazer, na Austrália foi uma luta com o equilíbrio do carro, mas aqui está bom, tem correspondido, estou contente. Amanhã é uma história diferente, temos uma longa corrida pela frente, mas para já estou contente contente e ansioso pela corrida de amanhã”, disse Vettel.

Raikkonen: “Não foi mau, longe do ideal com o tráfego que apanhei, mas amanhã é que interessa, vamos ver o que conseguimos fazer”

Bottas: “Fui melhorando as minhas voltas, os rapazes de encarnado estão rápidos, vamos ver amanhã. Penso que vai ser uma corrida equilibrada, com o Lewis (Hamilton) e o Max (Verstappen) a virem lá de trás…”

Ricciardo: “Não sei foi mais equilibrado que esperava o que é encorajador mas frustrante, a volta podia ter sido melhor, mas era difícil ficar mais à frente, frustrante mas encorajador, pois não há grandes diferenças. O nosso ritmo de corrida não é mau, é encorajador, penso que a Ferrari está ao nosso alcance.

Q2: Toro Rosso bateu McLaren
Eliminados na segunda fase da qualificação do GP do Bahrein de F1 foram Brendon Hartley, que melhorou mas foi eliminado por pouco, Sergio Pérez, também melhorou o seu registo na última tentativa mas não fez melhor que Esteban Ocon, que foi o 10º classificado, sendo ainda eliminados Fernando Alonso, Stoffel Vandoorne, e como já se sabia fruto do seu acidente na Q1, Max Verstappen.

Q1: Sorte de Alonso
Foi uma Q1 cheia de incidências, a último delas foi a sorte de Fernando Alonso e o azar de Romain Grosjean. Talvez pela primeira vez na história da Q1, dois pilotos fazem exatamente o mesmo tempo, e um deles é eliminado, porque o outro o fez primeiro. Foi o caso de Fernando Alonso que se ‘safou’ da eliminação por… nada!
De fora nesta fase da qualificação ficam Romain Grosjean, Marcus Ericsson, Sergey Sirotkin, Charles Leclerc, que bem tentou, mas fez um pião nos últimos momentos da Q1, e por fim, Lance Stroll, com os dois Williams a serem eliminados. Pela primeira vez na sua carreira na F1, Stroll é o último na grelha.

Verstappen não rodou na Q2, já que o seu carro ficou danificado num despiste na Q1. O holandês despistou-se na Q1 da qualificação do GP do Bahrein de F1, e apesar de passar à segunda fase a equipa não teve tempo para ter o carro pronto para a segunda fase da sessão, o que o deixou de fora do Top 10 para esta corrida.