GP do México: Pole position com brilho para Daniel Ricciardo

27/10/2018

Daniel Ricciardo liderou uma dobradinha da Red Bull e assegurou a pole position do GP do México de F1, com Lewis Hamilton e Sebastian Vettel a completar a segunda linha. Por apenas 0.026s, o australiano bateu Max Verstappen.

Daniel Ricciardo negou ao seu companheiro de equipa, Max Verstappen o ‘título’ da mais ‘jovem’ pole de sempe, e logicamente a primeira da carreira do holandês. O australiano, foi um dos dois pilotos da frente a melhorar o seu registo na segunda volta lançada e com isso passou para a frente do seu colega de equipa, que tinha feito o melhor registo na primeira série de voltas. Assim sendo, a pole mais ‘jovem’ de sempre continua na mão de Vettel.

Depois de dominar as três sessões de treinos livres, claramente na frente de Ricciardo, Verstappen cometeu um pequeno erro na sua última volta, enquanto Ricciardo esteve quase perfeito. O holandês ficou muito desapontado, mas é assim a vida.

O outro piloto a melhorar a sua volta foi Lewis Hamilton que desta forma parte imediatamente atrás dos dois Red Bull e na frente de Sebastian Vettel, no terceiro lugar. Quarto lugar para Vettel, com Valtteri Bottas na quinta posição, na frente dos dois Renault, com Nico Hulkenberg a bater Carlos Sainz.
A fechar o top 10 ficaram Charles Leclerc e Marcus Ericsson, com os dois Sauber-Ferrari.

Esta foi a primeira vez na era híbrida da F1 que a Red Bull coloca os seus dois carros na primeira linha.

Red Bull, Mercedes e Ferrari lograram passar à Q3 sem usar o composto mais macio da gama da Pirelli disponível para esta corrida, o que significa que todos começarão a corrida com os pneus ultra macios, podendo dessa forma evitar os híper macios com que tiveram mais problemas nos treinos livres.

Na luta do meio do pelotão, a Renault manteve a vantagem, mas curiosamente foi Charles Leclerc quem colocou o seu Sauber no sétimo lugar, na primeira série de voltas. Leclerc superou Nico Hulkenberg por menos de um décimo, mas o homem da Renault retorquiu na volta decisiva, com Hulkenberg a ficar na frente de Carlos Sainz, enquanto Leclerc caiu para nono.

Apesar de se terem quedado pela Q2, Esteban Ocon e Sergio Perez terão liberdade de escolha dos pneus com que começarão a corrida, o que é uma importante vantagem estratégica, devido a uma regra que todos contestam e deve mudar para o ano.

Q2: DOIS FORCE INDIA DE FORA

Desta feita, na segunda fase da qualificação do GP do México de Fórmula 1 foi a vez dos dois Force India ficarem de fora, com os pilotos que ficaram pelo caminho a serem os seguintes: 11º Ocon; 12º Alonso; 13º Perez; 14º Hartley; 15º Gasly. Passaram à derradeira fase da qualificação, a Q3, por esta ordem, Verstappen, Hamilton, Vettel, Ricciardo, Bottas, Raikkonen, Hulkenberg, Sainz, Leclerc e Ericsson. Como se percebe, dois Sauber, dois Renault, e os habituais ‘três grandes’…

Q1: DOIS HAAS DE FORA

Surpresa na primeira fase da qualificação do GP do México de Fórmula 1 com os dois Haas a ficarem fora. Eliminados foram em 16º, Grosjean; 17º Vandoorne; 18º Magnussen; 19º Stroll e 20º Sirotkin. Passaram à Q2 por esta ordem: Bottas, Hamilton, Verstappen, Ricciardo, Vettel, Perez, Ocon, Raikkonen, Hulkenberg, Hartley, Ericsson, Sainz, Gasly, Alonso, Leclerc

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.