GP dos EUA: Kimi Raikkonen voltou às vitória cinco anos depois!

21/10/2018

Grande corrida em Austin! Kimi Raikkonen, depois duma longa ‘pausa’ regressou aos triunfos, vencendo uma grande corrida em que teve no último terço, junto aos escapes do seu Ferrari, Max Verstappen e Lewis Hamilton, que terminaram a contenda por esta ordem, mas com muita ‘atividade’ pelo meio.

Foi, claramente uma das melhores ‘propagandas’ feitas à F1 em muito tempo, já que três pilotos lutaram pelo triunfo até ao derradeiro metro.

Para ser já Campeão Lewis Hamilton precisava de passar Max Verstappen, e chegar ao segundo lugar, e que Sebastian Vettel se mantivesse atrás de Valtteri Bottas, mas nada disso aconteceu, já que depois duma fantástica luta, Hamilton não conseguiu passar Max Verstappen, que deu a sua luta habitual a quem o tenta passar, isto depois do Mercedes ter chegado a estar ligeiramente na frente do Red Bull.

Mas não deu, e pouco depois, Vettel passou Bottas e com isso adiou a decisão do campeonato. O penta vai ser quase de certeza realidade, mas há que esperar até a matemática ‘autorizar’…

Para Kimi Raikkonen esta é a primeira vitória do finlandês desde o GP da Austrália de F1 2013. O Iceman passou Hamilton após a partida, e a partir daí realizou uma corrida fantástica, que nem a estratégia da Mercedes foi capaz de contrariar. Aproveitando um Safety Car Virtual, Hamilton foi à boxe mais cedo, encetando depois uma grande recuperação, mas não era essa a estratégia certa e o inglês só conseguiu o terceiro lugar depois de uma magnífica luta com Max Verstappen nas últimas voltas. Ainda tentou chegar a segundo para assegurar já o título mas falhou a tentativa, com Vettel também a fazer o seu papel. Neste momento, Hamilton tem 69 pontos de avanço para Vettel, quando estão ainda em jogo, 75.

Valtteri Bottas foi quinto, depois de não conseguir suster Vettel atrás de si. O alemão da Ferrari passou em travagem, o finlandês ainda reagiu mas alargou demasiado a trajetória e ficou para trás. Apesar do incidente com Daniel Ricciardo, Vettel ainda foi a tempo de adiar o título de Hamilton.

Grande corrida de Nico Hulkenberg, que colocou a Renault no sexto lugar, com Carlos Sainz no sétimo lugar a darem à equipa de Enstone um grande balão de oxigénio na sua luta pelo quarto lugar do Mundial de Construtores. Só nesta corrida, a Renault ganhou 12 pontos à Haas e alargou para vinte a margem no Mundial face à equipa de Gene Haas.

Esteban Ocon colocou o seu Force India na oitava posição, na frente de Kevin Magnussen (Haas) com Sergio Pérez (Force India) a fechar o top 10.
Só em sete de 18 corridas até aqui realizadas, a Force India já só está a 10 pontos da McLaren, isto depois de já ter, há muito deixado a Toro Rosso, Sauber e Williams para trás.

Boa prestação de Brendon Hartley, que foi 11º com o seu Toro Rosso, que teve montado um novo motor Honda.

Fernando Alonso e Romain Grosjean viram as suas corridas arruinadas logo na volta inicial. Lance Stroll foi penalizado por ter batido no McLaren od espanhol e Grosjean envolveu-se com Charles Leclerc. Grosjean está em risco, se for penalizado, de ficar de forma uma corrida, já que tem nove pontos na licença nos últimos 12 meses. Se apanha mais três…