GP EUA: Hamilton vence e está mais perto do ‘tetra’

Lewis Hamilton venceu facilmente o Grande Prémio dos EUA de Fórmula 1 depois duma corrida em que só não liderou nas primeiras voltas, pois Sebastian Vettel arrancou melhor e liderou na fase inicial. Só que o inglês da Mercedes está num dia sim, e depois duma ultrapassagem muito bem conseguida, foi para a frente e nunca mais foi incomodado, exceção feita a quando apanhou Max Verstappen pela frente quando o holandês ainda não tinha trocado pneus. Mesmo assim, passou o piloto da Red Bull rapidamente.

Depois disso, limitou-se a gerir a margem para o segundo classificado, que começou por ser Vettel, depois Valtteri Bottas, e mais tarde Kimi Raikkonen que depois duma excelente luta com o seu compatriota, passou o Mercedes e esteve perto de terminar em segundo, mas Vettel realizou uma estratégia de duas paragens e por isso chegou ao fim da corrida com pneus melhores, passando o seu colega de equipa perto do final. Raikkonen ainda perderia o derradeiro lugar do pódio para Max Verstappen, que o passou na última volta com uma ultrapassagem que “só ele sabe”… Grande corrida de Max Verstappen que nesta corrida ganhou nada mais nada menos que 13 posições, muitas delas com excelente ultrapassagens, por exemplo a que fez aos dois finlandeses. Só que, numa delas, andou demasiado por fora dep ista, e o CCD está a investigar, o que significa que pode vir aí penalização…

Valtteri Bottas não logrou fazer melhor e para quem tem um Mercedes está a ter uma época com muitos altos e baixos. Sendo certo que o termos de comparação é muito forte, Hamilton, a verdade é que há alguns meses pensou-se que Bottas se tinha adaptado bem, mas nesta corrida ficar atrás de um piloto que partiu de 16º não é um bom cartão de visita para quem tem um Mercedes. Mais informação dentro de momentos…

NOTA: Confirmou-se, Max Verstappen foi penalizado em cinco segundos e perdeu o pódio, subindo Kimi Raikkonen a terceiro.