GP de Itália: Lewis Hamilton vence e salta para o comando do mundial

03/09/2017

Grande dia para a Mercedes com um triunfo, dobradinha, e a cereja no topo do bolo, a liderança do Mundial de Pilotos por parte de Lewis Hamilton.

O piloto inglês realizou a corrida esperada, saiu na frente, foi-se distanciando, até perceber que atrás de si estava Valtteri Bottas, a pouco mais de três segundos, distância que se manteve inalterada até ao fim com a Mercedes positivamente a não ter adversários nesta pista, vencendo e convencendo. Tendo em conta que Sebastian Vettel apenas conseguiu chegar ao terceiro lugar, Lewis Hamilton é agora o novo líder do Mundial de Pilotos com três pontos de avanço face ao homem da Ferrari.

Apesar de partir da quarta posição, e de ter perdido um lugar para Kimi Raikkonen na travagem para a primeira curva, Bottas depressa recuperou a posição ao piloto da Ferrari e não demorou muito tempo a desenvencilhar-se dos jovens lobos da Force India (Esteban Ocon) e Williams (Lance Stroll), colocando-se como o escudeiro perfeito de Lewis Hamilton. Nesta corrida a Mercedes depressa deu sinais que não daria a mais pequena hipótese aos adversários.

Sebastian Vettel queixou-se no final de um problema com o motor, e terá sido isso que determinou que terminasse a 36 segundos de Lewis Hamilton, números anormais para os tempos que correm. Vettel foi ao pódio, mas sem muito para festejar.

Quarto lugar para Daniel Ricciardo, que realizou uma grande corrida, mas de trás para a frente, pois arrancando da 16ª posição da grelha foi-se mantendo em pista enquanto os adversários foram às boxes e depois de ter chegado a sua vez de mudar de pneus surgir na luta pelo quarto lugar, a que chegou depois de uma grande ultrapassagem a Kimi Raikkonen. O finlandês da Ferrari foi quinto, com um erro pelo meio e nunca foi capaz de se chegar mais à frente, sendo algo surpreendente que a Ferrari não tenha estado melhor do que ‘isto’ em Monza.

Outra grande corrida de Esteban Ocon, que não conseguiu o desejado pódio, mas foi sexto, o que acontece pela terceira vez este ano, depois do seu quinto lugar em Espanha. Está um Senhor piloto e já só está a três pontos do seu colega de equipa no campeonato. Algo semelhante fez Lance Stroll, que foi sétimo, o melhor que se lhe poderia exigir, não conseguindo no entanto levar a melhor na sua batalha pessoal com o seu grande amigo Esteban Ocon. Mais informação dentro de momentos…