GP Japão F1: Hamilton lidera primeiro dia de treinos livres

05/10/2018

Lewis Hamilton (Mercedes) dominou por completo o primeiro dia de treinos livres do GP do Japão de Fórmula 1 ao bater o seu companheiro de equipa Valtteri Bottas nas duas sessões, por quase meio segundo. O piloto inglês depressa encontrou o seu ritmo, enquanto o seu companheiro de equipa provou que a Mercedes desde cedo deixou claro que será a equipa a bater em Suzuka.

Para lá da dupla dobradinha dos Mercedes, as coisas alternaram-se com Daniel Ricciardo (Red Bull) a ser o melhor para lá da Mercedes no TL1, a 0.682s da frente, enquanto no segundo treino foi a vez de Sebastian Vettel (Ferrari) ser terceiro mas ainda mais longe do melhor Mercedes, a 0.833s.
Na primeira sessão, nos restantes três lugares seguiram-se Kimi Raikkonen (Ferrari), a 0.936s, Sebastian Vettel (Ferrari) a 0.994s e Max Verstappen (Red Bull), a 1.150s.

Na segunda sessão, mas mesmas três posições até ao top 6 ficaram reservadas para Max Verstappen (Red Bull), a 1.040s da frente, em quinto ficou Kimi Raikkonen (Ferrari) a 1.281s e em sexto Daniel Ricciardo (Red Bull) a 1.296s.

Na luta do segundo pelotão, Esteban Ocon colocou o seu Force India em sétimo nos dois treinos, curiosamente sempre na frente do Haas de Romain Grosjean.

Na primeira sessão, Hamilton foi o único a rodar abaixo de 1min29s, com o inglês a apanhar um susto quando Pierre Gasly reduziu drasticamente a velocidade do seu Toro Rosso para não bater no Force India de Sergio Pérez, que teve uma ligeira saída, e quase foi atingido pelo Mercedes de Lewis Hamilton, que saiu de pista para evitar o monolugar do francês, que sofreu uma reprimenda por parte dos Comissários Desportivos no fim do treino. Na segunda, não existiram incidentes de monta.