GP Macau/F3: Daniel Ticktum venceu em prova marcada por acidente brutal

18/11/2018

Dan Ticktum venceu pela segunda vez consecutiva o GP de Macau em F3. O britânico esteve imparável durante todo o fim de semana e repetiu a vitória do ano passado. A corrida esteve vários minutos interrompida devido a um grave acidente numa das voltas de saída do Safety Car.

Ticktum aguentou a pressão da partida, enquanto Sacha Fenestraz chegou à segunda posição, com Joel Eriksson no terceiro posto. No sentido inverso esteve Callum Ilott, que baixou do segundo posto da grelha para a quinta posição no final da reta.

Ainda na primeira volta, e no sítio do costume, na curva Lisboa, alguns carros envolveram-se num incidente que obrigou à entrada do Safety Car para a retirada dos mesmos. Quando o período de Safety Car terminou, na primeira passagem pelo mesmo sítio do acidente anterior, deu-se o grave acidente que obrigou à paragem da corrida.

O carro da piloto Sophia Floersch saltou a vedação do circuito da Guia na curva do Hotel Lisboa e feriu alguns fotógrafos e comissários que estavam nesse local. Segundo o comunicado oficial da FIA, a piloto estava consciente, foi avaliada no local pela equipa médica e enviada para o hospital para uma melhor avaliação. Outro comunicado, desta vez da organização do GP, informa que 5 pessoas foram levadas para o hospital, entre a piloto, comissários e fotógrafos. Mais informações serão dadas mais tarde, pelos mesmos meios.

Os trabalhos de retirada dos feridos e da recuperação das protecções do circuito levou bastante tempo, mas ainda assim a corrida foi reiniciada sob Safety Car.

Quando o SC saiu de pista, Ticktum soube manter uma vantagem significativa sobre Fenestraz. O jovem francês, que competiu com as cores da equipa Vaillante da banda desenhada, foi pressionado por Eriksson, que na travagem para a curva Lisboa ultrapassou o piloto frnacês.

A partir desse momento, Ticktum manteve a distância para Eriksson até ao final da corrida. Mesmo com nova entrada de novo do Safety Car, o piloto britânico garantiu que se colocava numa posição que não permitia nenhuma tentativa de ultrapassagem.

Eriksson e Fenestraz fecharam o pódio, com Jack Hughes na quarta posição e Mick Schumacher, o vencedor da F3 europeia, no quinto posto.

Resultado da corrida: