GP Rússia F1: Bottas vence pela primeira vez

30/04/2017

Valtteri Bottas obteve a sua primeira vitória de sempre na Fórmula 1 ao impor-se no Grande Prémio da Rússia, tirando partido de uma largada fulgurante, em que conseguiu levar a melhor sobre Sebastian Vettel.

O alemão da Ferrari trocou de pneus sete voltas mais tarde que o finlandês da Mercedes, conseguindo aproximar-se rapidamente deste a duas voltas do final, mas já não conseguiu evitar o primeiro triunfo do piloto escandinavo.

Largando de terceiro, Bottas foi mesmo a grande figura da corrida, pela forma como ‘furou’ entre os dois Ferrari na primeira fila da grelha de partida no momento da largada, conseguindo surpreender Vettel pelo lado exterior da segunda curva. Depois o finlandês conseguiu uma boa margem para o alemão, mostrando que o Mercedes funcionava melhor com os pneus ultra macios do que o Ferrari, pelo menos numa vintena de voltas. Depois as borrachas do carro de Valtteri começaram a deterioraram-se e a diferença entre os dois primeiros baixou.

Bottas pararia para trocar de pneus sete voltas antes de Vettel, que com essa jogada procurou ter pneus mais frescos que os do finlandês para o final da corrida. E isso realmente aconteceu, pois quando regressou à pista estava a quatro segundos de Valtteri, e no final estava a menos de um, confirmando que os Ferrari eram mais eficazes com as misturas super macias que os Mercedes.

O pódio foi completado por Kimi Raikkonen, que embora não partindo muito bem, à imagem do seu companheiro de equipa, conseguiu manter atrás de si Lewis Hamilton na travagem para a segunda curva. A partir dessa altura o finlandês da Ferrari foi-se afastando-se paulatinamente do britânico, que começou a debater-se com a temperatura dos pneus e dos travões do seu Mercedes. A quarta posição seria o melhor que o vice-campeão do mundo conseguiria, perdendo mais terreno no topo do campeonato para Sebastian Vettel.

Atrás dos quatro primeiros Max Verstappen fez uma prova solitária, depois do seu companheiro de equipa, Daniel Ricciardo, ter abandonado com problemas mecânicos (aparentemente travões) na quinta volta. Isso acabou por promover Felipe Massa à sexta posição, que o brasileiro manteve até às paragens nas boxes. Nico Hulkenberg herdou o lugar, antes de também ele ter de parar. Só que Massa acabaria por ter um furo lento que o fez ‘cair’ para a nona posição e permitiu aos pilotos da Force India, Sergio Pérez e Esteban Ocon terminarem logo atrás de Verstappen, e a Hulkenberg ser oitavo. Apesar de uma prova errática Carlos Sainz ainda ‘salvou’ um ponto para a Toro Rosso.

Classificação

1º Valtteri Bottas – FIN (Mercedes) 1m38,08743s
2º Sebastian Vettel – ALE (Ferrari) a 0,617s
3º Kimi Raikkonen – FIN (Ferrari) a 11,000s
4º Lewis Hamilton – GBR (Mercedes) a 25,320s
5º Max Verstappen – HOL (Red Bull-Renault) a 1m00,416s
6º Sergio Pérez – MEX (Force India-Mercedes) a 1m26,788s
7º Esteban Ocon – FRA (Force India- Mercedes) a 1m35,004s
8º Nico Hulkenberg – ALE (Renault) a 1m36,188s
9º Felipe Massa – BRA (Williams-Mercedes) a 1 volta
10º Carlos Sainz Jr – ESP (Toro Rosso-Renault) a 1 volta

Mais informação em breve.

Nuno Barreto Costa/AutoSport