GP Singapura F1: 79ª pole de Lewis Hamilton

15/09/2018

Lewis Hamilton assegurou em Singapura a sua 79ª pole-position na Fórmula 1, e tem agora mais 11 que Michael Schumacher, que soma 68. Ayrton Senna tem 65. Recordes que a seu tempo muitos julgaram inatíngiveis, mas que o inglês tratou e bater. E continua a fazê-lo…

Este registo surge fruto de uma incrível primeira tentativa, ‘cravando’ 1m36.015s, registo que mais ninguém bateu, na segunda série de voltas rápidas. O inglês da Mercedes cometeu um erro na sua última volta e rumou diretamente às boxes e foi já aí que ficou a saber que o seu tempo anterior chegou a sobrou para mais uma pole position.

Curiosamente, ninguém entre os três primeiros, melhorou os seus registos, pelo que Max Verstsppen ficou a 0.319s, e vai dividir a primeira linha da grelha com Hamilton.

Sebastian Vettel foi terceiro, a 0.613s, e vai partir lado a lado com Valtteri Bottas, quarto, a 0.687s. Kimi Raikkonen foi quinto a 0.779s e Daniel Ricciardo, sexto a 0.981.s

O melhor dos ‘outros’ foi Sergio Pérez em sétimo, qualificando-se na frente do Haas de Romain Grosjean. Logo atrás, Esteban Ocon, e a fechar o top 10, Nico Hulkenberg.

Q2: Muito equilíbrio
Tal como se esperava, a segunda fase da qualificação do GP da Singapura foi muito equilibrada com a diferença entre o 10º, o último a passar à Q3 e o 13º, a cifrar-se em dois décimos. De fora ficaram 11º Alonso; 12º Sainz; 13º Leclerc; 14º Ericsson; 15º Gasly. Quanto aos pneus, ninguém arriscou nada e todos vão arrancar de Híper macios no top 10. Quantos aos restantes, logo se verá.

Q1: Surpresa negativa de Magnussen.
Houve uma grande surpresa na primeira fase da qualificação, com a eliminação de Kevin Magnussen, piloto da Haas. Houve também ‘nervos’ antes da qualificação se iniciar, na boxe da Ferrari com a mudança do fundo plano do Ferrari de Sebastian Vettel. A operação foi terminada a horas e o alemão passou à segunda fase da Q1, depois de registar o segundo tempo. De fora na Q1 ficaram 16º Kevin Magnussen; 17º Brendon Hartley; 18º Stoffel Vandoorne; 19º Sergey Sirotkin; 20º Lance Stroll.