Pelo terceiro ano consecutivo, o Suncity Group Grande Prémio de Macau de Fórmula 3, é designado oficialmente como a Taça do Mundo FIA, pela quarta vez a SJM Taça GT Macau corresponde à Taça do Mundo de GT FIA.
A Corrida da Guia, acolhe já há alguns anos o fim de temporada oficial do campeonato de topo das competições de carros de turismo, que este ano passou a ser o WTCR ou Taça do Mundo de Carros de Turismo FIA.
Por fim, o 52º Grande Prémio de Motos de Macau Suncity Group irá novamente ter os melhores pilotos de estrada a competir no Circuito da Guia.
Suncity Group GP de Macau de Fórmula 3/Taça do Mundo de F3 da FIA
O Suncity Group GP de Macau de Fórmula 3, dá sequência à grande tradição de convidar os melhores pilotos dos fórmulas para competir no desafiante circuito citadino da Guia e a lista deste ano inclui os melhores pilotos do Europeu de F3 da FIA, Mick Schumacher, cujo pai Michael, venceu a corrida em 1990 antes de se tornar, por sete vezes, Campeão do Mundo de F1, e do Campeonato Japonês de F3, Sho Tsuboi.O vencedor do ano passado em Macau, o britânico Daniel Ticktum, regressa para defender o seu título, ele que terminou como segundo classificado, atrás de Schumacher na série europeia esta época.
O melhor rookie do Campeonato Europeu de F3 da FIA e terceiro classificado à geral, Robert Shvartzman, fará a sua estreia em Macau, como companheiro de equipa de Schumacher.
Shvartzman é um dos três membros da Ferrari Driver Academy a correr em Macau, tal como Marcus Armstrong e o chinês Guanyu Zhou. O pelotão ainda inclui uma piloto feminina, a alemã Sophia Flörsch, que faz a sua primeira aparição na corrida.
De Macau chega ainda Leong Hon Chio, de 17 anos, vencedor dos títulos das Séries Asiáticas de Fórmula Renault e do Campeonato da China de F4 da FIA em 2017, que este ano está a participar no Campeonato Asiático de F3 FIA onde atualmente ocupa a quarta posição.
É soberba a lista de inscritos da 11ª edição da Taça GT Macau, a Taça do Mundo de GT da FIA, que inclui cinco anteriores vencedores e a participação de cinco construtores.
O ‘Sr. Macau’ Edoardo Mortara, Maro Engel, Augusto Farfus Jr, Darryl O’Young, e Laurens Vanthoor serão acompanhados pelo vencedor do Grande Prémio de Macau de Fórmula 3, Oliver Jarvis, e pelo duas vezes vencedor das 24 Horas de Le Mans, e vencedor de um troféu monomarca no Circuito da Guia em 2013, Earl Bamber.
As marcas que irão batalhar pela Taça do Mundo de GT da FIA são a Audi, BMW, Mercedes, Nissan e Porsche.
Os pilotos de fábrica da Nissan são Tsugio Matsuda e Alexandre Imperatori, que tem dois pódios em seu nome, na Taça GT Macau, e a ele juntam-se a Oliver Jarvis na KCMG. A Mercedes regressa para defender o seu título com três Mercedes-AMG Team GruppeM Racing para Mortara, que procura a sétima vitória no Circuito da Guia, para o vencedor de 2014, Maro Engel, e para Raffaele Marciello, o campeão à geral do Blancpain GT Series de 2018.
A Audi será representada por duas equipas de fábrica que vão dividir três carros entre elas. A Audi Sport Team WRT Speedstar inscreve o piloto do DTM Robin Frijns e Dries Vanthoor, irmão mais novo de Laurens, e um estreante em Macau.
Christopher Haase, duas vezes vencedor das 24 Horas de Nürburgring, vai conduzir a solo o carro inscrito pela Audi Sport Team Rutronik na sua estreia em Macau.
Um Audi adicional será colocado a correr pela equipa cliente Zun Motorsport Crew para o piloto de Hong Kong Adderly Fong, que não é um estranho a Macau.
A BMW é representada pelo segundo ano pela equipa Schnitzer, uma múltipla vencedora da Corrida da Guia Macau. O BMW M6 GT3 será conduzido por Augusto Farfus Jr, um duplo vencedor da Corrida da Guia Macau.
Suncity Grupo Corrida da Guia Macau – FIA WTCR
A Corrida da Guia Macau irá este ano contar como a ‘Grand Finale’ da temporada inaugural do WTCR – Taça do Mundo de Carros de Turismo da FIA, com uma lista de inscritos de estrelas que inclui vencedores de campeonatos de carros de turismo internacionais, regionais e domésticos.
Rob Huff, que tem detém o recorde de Macau do maior número de vitórias, encabeça uma formação de pilotos que inclui nomes grandes dos carros de turismo como o duas vezes vencedor da Corrida da Guia, Yvan Muller, o atual líder do campeonato FIA WTCR, Gabriele Tarquini, o segundo classificado do Grande Prémio de Macau de Fórmula 3 de 2009, Jean-Karl Vernay, e o duas vezes campeão do DTM, Timo Scheider, que faz a sua estreia no Circuito da Guia.
52º Grande Prémio de Motos de Macau Suncity Group
A 52ª edição do Suncity Group Grande Prémio de Motos de Macau conta com um trio de ex-vencedores que entre eles têm 11 vitórias no Grande Prémio de Motos de Macau. Uma lista de inscritos internacional de 28 dos melhores pilotos de estrada de nível mundial traz riqueza de experiência, bem como talentos promissores ansiosos para provar as suas credenciais de corrida no lendário circuito citadino de 6,2 km da Guia.
O oito vezes vencedor Michael Rutter lidera o ataque, com o “Rei de Macau nas Duas Rodas” a ambicionar quebrar o seu próprio recorde de vitórias em Macau com um incrível nono triunfo, 20 anos depois do seu primeiro sucesso, em 1998. Rutter junta-se a Peter Hickman, vencedor de Macau em 2015 e 2016, na nova equipa Aspire-Ho by Bathams Racing.
Tendo falhado o Grande Prémio de Motos de Macau o ano passado devido a lesão, o vencedor de 2001 John McGuiness faz um regresso bem-vindo à RAE. Entre outros favoritos dos fãs que estão de regresso incluem-se Martin Jessopp, o português André Pires e o alemão Didier Grams.
O resto do forte pelotão de 28 concorrentes apresenta um número de faces familiares do mundo das corridas de estrada, assim como um grupo de talentosos estreantes que querem impressionar no seu debute em Macau.
Entre os que estão a fazer a sua primeira aparição em Macau estão os britânicos Craig Neve, Davey Todd, Dominic Herbertson, Paul Jordan, Rob Hodson, Daley Mathison e Phillip Crowe. Andrew Dudgeon, da Ilha de Man, Raül Torras, de Espanha, e o finlandês de 27 anos, Erno Kostamo, juntam-se a eles.
Horário
Quinta-Feira, 15 de Novembro | ||
07:30/08:30 | 52.º Grande Prémio de Motos de Macau | Treino livre |
09:05/09:35 | WTCR Corrida da Guia Macau Suncity Group | Treino livre 1 |
09:55/10:35 | Grande Prémio de Macau de Fórmula 3 | Treino livre 1 |
10:50/11:20 | Lotus – Corrida da Grande Baía | Treino livre |
11:35/12:05 | Taça FOOD4U de Carros de Turismo de Macau | Treino livre |
12:25/12:55 | Taça GT Macau – SJM–Taça do Mundo de GT da FIA | Treino livre 1 |
13:30/14:00 | WTCR Corrida da Guia Macau Suncity Group | Treino livre 2 |
14:20/15:00 | Grande Prémio de Macau de Fórmula 3 | Qualificação 1 |
16:00/16:45 | 52.º Grande Prémio de Motos de Macau | Qualificação |
Sexta-Feira, 16 de Novembro | ||
07:30/08:15 | 52.º Grande Prémio de Motos de Macau | Qualificação |
08:50/09:30 | WTCR Corrida da Guia Macau Suncity Group | Qualificação |
09:50/10:20 | Lotus – Corrida da Grande Baía | Qualificação |
10:40/11:10 | Taça FOOOD4U de Carros de Turismo de Macau | Qualificação |
11:30/12:10 | Grande Prémio de Macau de Fórmula 3 | Treino livre 2 |
12:30/13:00 | Taça GT Macau – SJM – Taça do Mundo de GT da FIA | Treino livre 2 |
13:35/14:50 | WTCR Corrida da Guia Macau Suncity Group | Q1, Q2 ,Q3 |
15:10/15:50 | Grande Prémio de Macau de Fórmula 3 | Qualificação 2 |
16:10/16:40 | Taça GT Macau – SJM – Taça do Mundo de GT da FIA | Qualificação |
Sábado, 17 de Novembro | ||
09:00/10:00 | Grande Prémio de Macau de Fórmula 3 | Corrida – 10 voltas |
10:25/11:25 | Taça FOOD4U de Carros de Turismo de Macau | Corrida – 12 voltas |
11:50/12:10 | 52.º Grande Prémio de Motos de Macau | Treino livre |
13:05/14:05 | Taça GT Macau – SJM – Taça do Mundo de GT da FIA | Corrida de Qualificação 12 voltas |
14:25/15:15 | WTCR Corrida da Guia Macau Suncity Group | Corrida 1- 8 voltas |
15:55/16:55 | 52.º Grande Prémio de Motos de Macau | Corrida – 12 voltas |
Domingo, 18 de Novembro | ||
08:20/09:10 | WTCR Corrida da Guia Macau Suncity Group | Corrida 2 – 8 voltas |
09:35/10:35 | Lotus – Corrida da Grande Baía | Corrida – 12 voltas |
11:00/12:00 | WTCR Corrida da Guia Macau Suncity Group | Corrida 3 – 11 voltas |
12:25/13:40 | Taça GT Macau – SJM – Taça do Mundo de GT da FIA | Corrida – 18 voltas |
15:30/16:30 | Grande Prémio de Macau de Fórmula 3 | Corrida – 15 voltas |
NOTA: Hora local, mais 8 que em Portugal continental |
Ano | País | Vencedor | Carro/Motor |
1954 | Macau | Eduardo de Carvalho | Triumph TR2 |
1955 | Grã-Bretanha | Robert Ritchie | Austin-Healey 100 |
1956 | Hong Kong | Doug Steane | Mercedes-Benz 190SL |
1957 | Grã-Bretanha | Arthur Pateman | Mercedes-Benz 300SL |
1958 | Singapura | Chan Lye Choun | Aston Martin DB3S |
1959 | Hong Kong | Ron Hardwick | Jaguar XKSS |
1960 | Hong Kong | Martin Redfern | Jaguar XKSS |
1961 | Grã-Bretanha | Peter Heath | Lotus 15-Climax |
1962 | Filipinas | Arsenio Laurel | Lotus 22-Ford |
1963 | Filipinas | Arsenio Laurel | Lotus 22-Ford |
1964 | Hong Kong | Albert Poon (zh) | Lotus 23-Ford |
1965 | Hong Kong | John MacDonald | Lotus 18-Ford |
1966 | Bélgica | Mauro Bianchi (fr) | Alpine-Renault T66 |
1967 | Malásia | Tony Maw | Lotus 20B-Ford |
1968 | Singapura | Jan Bussell | McLaren M4C |
1969 | Austrália | Kevin Bartlett | Mildren-Waggott |
1970 | Áustria | Dieter Quester | BMW F270 |
1971 | Singapura | Jan Bussell | McLaren M4C |
1972 | Hong Kong | John MacDonald | Brabham BT36 |
1973 | Hong Kong | John MacDonald | Brabham BT40 |
1974 | Austrália | Vern Schuppan | March 72B-Ford |
1975 | Hong Kong | John MacDonald | Ralt RT1-Ford |
1976 | Austrália | Vern Schuppan | Ralt RT1-Ford |
1977 | Itália | Riccardo Patrese | Chevron B40-Ford |
1978 | Itáliay | Riccardo Patrese | Chevron B42-Ford |
1979 | Grã-Bretanha | Geoff Lees | Ralt RT1-Ford |
1980 | Grã-Bretanha | Geoff Lees | Ralt RT1-Ford |
1981 | EUA | Bob Earl | Hayashi 200P-Toyota |
1982 | Brasil | Roberto Moreno | Ralt RT4-Ford |
1983 | Brasil | Ayrton Senna | Ralt RT3-Toyota |
1984 | Dinamarca | John Nielsen | Ralt RT3-Volkswagen |
1985 | Brasil | Maurício Gugelmin | Ralt RT30-Volkswagen |
1986 | Grã-Bretanha | Andy Wallace | Reynard 863-Volkswagen |
1987 | Grã-Bretanha | Martin Donnelly | Ralt RT31-Toyota |
1988 | Itália | Enrico Bertaggia | Dallara 388-Alfa Romeo |
1989 | Austrália | David Brabham | Ralt RT33 (de)-Volkswagen/Spiess |
1990 | Alemanha | Michael Schumacher | Reynard 903-Volkswagen/Spiess |
1991 | Grã-Bretanha | David Coulthard | Ralt RT35-Honda/Mugen |
1992 | Suécia | Rickard Rydell | TOM’S 032F-Toyota |
1993 | Alemanha | Jörg Müller | Dallara 393-Fiat/Novamotor |
1994 | Alemanha | Sascha Maassen | Dallara F394-Opel/Spiess |
1995 | Alemanha | Ralf Schumacher | Dallara F394-Opel/Spiess |
1996 | Irlanda | Ralph Firman | Dallara F396-Honda/Mugen-NBE |
1997 | França | Soheil Ayari | Dallara F396-Opel/Spiess |
1998 | Grã-Bretanha | Peter Dumbreck | Dallara F398-Toyota/TOM’S |
1999 | Grã-Bretanha | Darren Manning | Dallara F399-Toyota/TOM’S |
2000 | Macau | André Couto | Dallara F399-Opel/Spiess |
2001 | Japão | Takuma Sato | Dallara F301-Honda/Mugen-NBE |
2002 | França | Tristan Gommendy | Dallara F302-Renault/Sodemo |
2003 | França | Nicolas Lapierre | Dallara F302-Renault/Sodemo |
2004 | França | Alexandre Prémat | Dallara F304-Mercedes/HWA |
2005 | Brasil | Lucas di Grassi | Dallara F304-Mercedes/HWA |
2006 | Grã-Bretanha | Mike Conway | Dallara F306-Mercedes/HWA |
2007 | Grã-Bretanha | Oliver Jarvis | Dallara F307-Toyota/TOM’S |
2008 | Japão | Keisuke Kunimoto | Dallara F308 (de)-Toyota/TOM’S |
2009 | Suíça | Edoardo Mortara | Dallara F308 (de)-Volkswagen |
2010 | Suíça | Edoardo Mortara | Dallara F308 (de)-Volkswagen |
2011 | Espanha | Daniel Juncadella | Dallara F308 (de)-Mercedes/HWA |
2012 | Portugal | António Félix da Costa | Dallara F312 (de)-Volkswagen |
2013 | Grã-Bretanha | Alex Lynn | Dallara F312 (de)-Mercedes |
2014 | Suécia | Felix Rosenqvist | Dallara F312 (de)-Mercedes |
2015 | Suécia | Felix Rosenqvist | Dallara F315-Mercedes |
2016 | Portugal | António Félix da Costa | Dallara F316-Volkswagen |
2017 | Grã-Bretanha | Dan Ticktum | Dallara F317-Volkswagen |