‘Grid Kids’ substituem ‘Grid Girls’

Afinal a FIA e a Liberty Media tinha uma carta na manga para jogar quando há dias proibiram as Grid Girls na Fórmula 1. Os Grid Kids é a nova iniciativa da FIA, e vai levar às grelhas da Fórmula 1 jovens adeptos, provavelmente na sua grande maioria, vindos do karting, e um seu familiar direto, naquela que é uma excelente medida para sensibilizar ainda mais jovens adeptos para a ‘causa’. Basicamente, vão substituir as ‘grid girls’, ao lado dos 20 pilotos de F1 num dos momentos mais exclusivos de todo o fim de semana de Grande Prémio de Fórmula 1.

Numa iniciativa que vai juntar os promotores das corridas, bem como as federações nacionais, vão ser escolhidos vinte jovens, da forma que entenderem as federações ou os promotores, sendo que os 20 sortudos por cada Grande Prémio vão ser vistos ao lado dos 20 carros da grelha numa altura em que pilotos e equipas se preparam para o início da corrida.

Para o Presidente da FIA, Jean Todt: “A Fórmula 1 é o pináculo do desporto motorizado e o sonho de todos os jovens pilotos que competem no karting ou nas fórmulas de promoção e nós estamos satisfeitos em levar esse sonho para um pouco mais perto desses jovens, dando aos futuros campeões do nosso desporto a oportunidade de ficar ao lado dos seus heróis na grelha de partida antes do início das corridas. Para a FIA, esta é uma excelente iniciativa que oferece um suporte adicional aos membros federações nacionais nos seus esforços para desenvolver o automobilismo em todo o mundo, através duma recompensa única, que passam a poder disponibilizar aos jovens que participam nas suas séries nacionais”, disse.

Para Sean Bratches, Diretor de Operações Comerciais da F1: “Este será um momento extraordinário para esses jovens: imagine-os, de pé ao lado dos seus heróis, enquanto eles se preparam para competir, a elite da elite do automobilismo, para estar lá, ao lado deles, naqueles preciosos minutos pouco antes do início das corridas. Será uma experiência inesquecível, para eles e para as suas famílias e uma inspiração para continuarem a pilotar, treinar e a aprender para que possam ser eles um dia do lado de lá. Não há melhor maneira de inspirar a próxima geração de heróis da Fórmula 1 “.

Os Grid Kids serão escolhidos a cada corrida de Fórmula 1, e sempre que possível, também para as principais competições de apoio, a F2 e GP3. Serão acompanhados pela sua família direta que terá acesso ao paddock no domingo da corrida.

José Luís Abreu