Haas F1 apresenta F1 VF-18… sem aviso prévio

A Haas tornou-se na primeira equipa de Fórmula 1 a mostrar imagens do seu monolugar de 2018, ao ‘apresentar’ hoje o VF-18.

O carro da equipa norte americana é uma clara evolução do modelo do ano passado, o VF-17, sendo que as diferenças mais visíveis são a retirada da ‘barbatana de tubarão’ e a introdução do Halo. Fonte da equipa refere que o foco foi colocado nas questões que criaram dificuldades o ano passado, especialmente a maneabilidade do carro e a aerodinâmica, dois pontos fracos assumidos pela equipa.

a carregar vídeo

“A maior parte da evolução do carro deve-se à introdução do Halo”, afirmou Guenther Steiner, o diretor de equipa da Haas F1 Team, acrescentando que os responsáveis pela área da aerodinâmica “tiveram de realizar alguns estudos, mas os designers tiveram de trabalhar arduamente para modificar o chassis para que o Halo pudesse suster as forças exigidas. O peso mínimo do carro foi aumentado, devido ao Halo, e tem um centro de gravidade mais elevado simplesmente devido ao posicionamento do Halo. Mas todos estamos no mesmo barco”.

Destacando a estabilidade proporcionada pelo regulamento, Steiner enaltece que “o VF-18 é uma evolução do nosso carro do ano passado. Tem menos de reinventar e mais de refinar. Podemos ver elementos do carro do ano passado no deste ano”. Um dos pontos que aquele responsável destaca é o de “nem sempre se ter tirado o máximo partido” do carro anterior, pelo que a missão em 2018 é contornar essa questão”.

“Tornámos o carro o mais leve possível de modo a poder ter o máximo de lastro. Conseguimos realizar um bom trabalho de modo a podermos colocar peso onde desejarmos”, completou.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.