Hamilton não gostava muito de Niki Lauda

07/11/2018

Niki Lauda continua o seu processo de recuperação, após a cirurgia a que foi sujeito em agosto. O mítico piloto austríaco ligou a Lewis Hamilton para o felicitar pela conquista e o piloto britânico admitiu que antes de entrar na Mercedes, não tinha uma opinião muito boa de Lauda.

O motivo? Alguns comentários que Lauda teceu sobre Hamilton no passado, especialmente um em 2011, depois de uma luta mais acesa com Felipe Massa, em que o austríaco afirmou o seguinte: “O que Hamilton fez lá vai além de todos os limites”, disse Lauda à televisão RTL na época. “Ele é completamente louco. Se a FIA não o castiga, não entendo mais o mundo. Vai ter de haver um fim para isto. Não pode pilotar assim – alguém vai acabar por morrer.”

No entanto foi Lauda um dos responsáveis pela mudança de Hamilton. No primeiro encontro entre os dois, Lauda ajudou a quebrar o gelo, e disse: “Tu és um piloto de competição, tal como eu!”

“A partir de então, nosso relacionamento ficou melhor e melhor”, acrescentou Hamilton. “Eu adoro o Niki, sinto falta dele e espero que ele volte em breve, mas inicialmente eu não tinha uma grande opinião sobre Niki. Muitas vezes envio um vídeo da box ou do briefing de engenharia e o coloco-o a par do que acontece aqui. Ele me ligou na semana passada, foi tão bom finalmente ouvir sua voz novamente. Ele estava muito feliz que a operação correu bem, ele estava bem disposto.”

Goste-se ou não, Niki Lauda nunca se coibiu de dar a sua opinião. Sempre disse o que pensava, mesmo que isso implicasse ferir algumas suscetibilidades. Uma forma genuína de estar na F1, que é cada vez mais rara. Foi ele o primeiro critico da Mercedes e dos pilotos em certas ocasiões e terá sido a sua postura um dos trunfos para cimentar o espírito da equipa. Lauda passou por inúmeros desafios, saindo sempre por cima, como parece estar a conseguir novamente. É um exemplo de determinação e ajudou muito Hamilton numa fase em que o piloto parecia estar a começar a perder o foco na competição. Foi ele que o trouxe a terra e talvez tenha sido ele um dos motivos por estarmos a ver atualmente o melhor Hamilton de sempre. Todos esperam que Lauda possa voltar as pistas.