Helmut Marko: “Demos duas voltas à McLaren com o mesmo motor”

17/12/2018

Helmut Marko criticou o trabalho da McLaren, dizendo que a Red Bull foi capaz de dar duas voltas aos pilotos da equipa de Woking, que usou motores iguais – Renault – em 2018. Para 2019, a Red Bull vai usar motores Honda, os mesmos motores que deram muitas dores de cabeça à McLaren durante três anos, sendo este o motivo da comparação.

“Nós demos duas voltas à McLaren numa corrida normal – com o mesmo motor. Logo, o que acha? Claro, se olharmos apenas para o apoio aerodinâmico – só precisa de ver como foi o ano anterior em Spa: asa cheia, apoio aerodinâmico completo. Claro, eles foram os mais rápidos nas curvas. Mas nas retas … se estivéssemos daquela forma, nunca conseguiríamos os nossos resultados. Tem que se fazer um compromisso. O tempo de volta é que decide, não a velocidade da curva”, afirmou Marko à revista Motorsport-Magazin.

“Certamente, há um certo risco, a Honda tem que recuperar o atraso, deve trabalhar de forma agressiva. Mas isto não nos detém. Não acredito que podemos contar com três motores como Mercedes e Ferrari. Mas o Max (Verstappen) e o Daniel (Ricciardo) mostraram algumas vezes o que é possível. Começámos de 18º ou 19º e, em duas ou três voltas, já estávamos na liderança novamente”, complementou o responsável da Red Bull.